Uberlândia terá ônibus 100% elétricos

Brasil

A BYD fornecerá à cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, oito ônibus 100% elétricos BYD D9A com carroceria Caio Millenium. A cerimônia de formalização da compra pela empresa São Miguel, uma das três concessionárias que atuam no Sistema Integrado de Transporte (SIT) da cidade, aconteceu na tarde desta terça-feira (28) e teve a participação de representantes da São Miguel, da Diretoria da BYD e do Prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, dentre outras autoridades.
Os ônibus estão sendo produzidos na fábrica da BYD em Campinas (SP), com previsão de entrega para 90 dias. O chassis 100% elétrico, desenvolvido para aplicação urbana e rodoviária para carrocerias com até 13,2 metros de comprimento modelo piso alto, possui suspensão pneumática dianteira e traseira, o que proporciona maior conforto aos passageiros.
O modelo dispõe também de freios a disco regenerativos com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, proporcionando maior segurança e autonomia ao veículo. Os motores acoplados às rodas têm uma potência de 150 kW, que nos dois eixos somam 300 kW, o equivalente a 420 cavalos de um ônibus a combustão, o que e garante elevado desempenho operacional. O Vice-Presidente de Vendas da BYD, Vagner Rigon, afirma que“ o tempo de recarga completa na garagem é de aproximadamente quatro horas e, em média, dependendo das condições operacionais, a autonomia das baterias é em torno de 300 quilômetros.”
A inclusão de veículos elétricos no rol daqueles utilizados pela São Miguel em Uberlândia, explica o diretor operacional, André Duarte, marca o início de um projeto da empresa para substituir gradativamente a frota abastecida por combustível fóssil. “Escolhemos a cidade para iniciar essa revolução tecnológica, que já é realidade em outros países, por respeito ao trabalho que o prefeito e a cidade desenvolveram e desenvolvem em prol do transporte público de qualidade”, disse.
Assessoria de Imprensa