Aeroporto de Salvador tem área de check-ins modificada

Cotidiano Destaque

Se antes o aeroporto de Salvador dava pouco espaço aos passageiros que aguardavam nas filas para fazer o check-in, esta realidade começou a mudar na quarta-feira (5) – quando foi entregue a primeira fase das “obras de readequação” da área comum do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães.

Conforme a Vinci Airports, responsável pela gestão das operações do terminal aéreo, o novo layout substituirá as ilhas de atendimento, ampliando o espaço disponível para circulação de passageiros.

A obra está dividida em fases,a primeira contempla a substituição da ilha 1 por 18 balcões lineares, sendo 8 já ocupados pela AZUL e mais 10 a serem entregues no dia 15 de setembro para operação da GOL – mais duas ilhas serão substituídas ainda em 2018, antes da alta estação.

Outras mudanças
Além da alteração do layout, será implantado também no primeiro semestre de 2019, 30 totens de autoatendimento unificado e um novo sistema de check-in para uso compartilhado pelas companhias aéreas. As mudanças darão mais agilidade ao processo e possibilitarão a ampliação do atendimento sem a necessidade de acréscimo de equipamentos.
Outra novidade prevista para o próximo ano é a adoção de sistema automatizado de transporte, inspeção e manuseio de bagagens, adequado ao mais alto nível exigido pelas agências reguladoras europeia e americana. A nova tecnologia aumentará a rastreabilidade e a segurança para passageiros e companhias aéreas, por meio da disponibilização de leitores de bagagens de 360º e tomógrafo para inspeção em 3D.

Prazos
As obras estão divididas em duas fases (1B e 1C), nos próximos quatro anos. A primeira foi iniciada em abril de 2018 e tem previsão de conclusão em outubro de 2019. A segunda tem conclusão prevista para outubro de 2021.
Esta primeira fase envolve ampliação e modernização do terminal de passageiros existente, mudanças no embarque e desembarque, modernização de banheiros e fraldários, melhorias na sinalização, instalação de novos sistemas de ar condicionado e ventilação, adequação na infraestrutura na área das aeronaves, entre outras melhorias.

Jornal Correio da Bahia