HFN discute repaginação de hotéis e restaurantes a partir do uso de cores e artesanato

Cotidiano Destaque

Criatividade como diferencial competitivo. Vale para tudo… não apenas para gestão estratégica como também ambientação e decoração dos espaços para torná-los mais atrativos e, consequentemente, agradar a clientela. No caso de donos de bares, restaurantes e hotéis, a HFN – Hotel & Food Nordeste, que acontece de 3 a 5 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco, apresentará ao vivo, diariamente, soluções para uma repaginação utilizando cores e artesanatos locais durante o HotelCor.
As transformações do HotelCor serão realizadas ao vivo diariamente a partir das 18h30 logo após um momento de palestra e bate-papo. A arquiteta Dani Figueirôa em parceria com a Roberta Borsoi, filha dos arquitetos que fizeram história em Pernambuco Gil Borsoi e Janete Costa, assinam o Laboratório de Criatividade na Decoração em que sem grandes custos os ambientes são transformados, tornando-os mais aconchegantes e atrativos. Em um trabalho conjunto com o SEBRAE-PE elas também serão responsáveis pela escolha das peças de artesanato voltadas ao uso de bares, restaurantes e hotéis. Os itens estarão à venda e expostos na loja do Sebrae.

A cada dia um novo ambiente será transformado. No primeiro, a inspiração vem dos centros urbanos. Na quinta-feira (4), é a vez do campo e por último na sexta-feira (5) o cenário é a praia.
Na parte de conteúdo, no HotelCor Talks, que será coordenado pela revista HotelNews, serão discutidos temas importantes para quem busca se diferenciar no mercado. Na quarta-feira (3) a palestra é sobre “O segredo além do negócio: a hospitalidade” apresentada pela professora do IFRN Juliana Vieira. Na quinta-feira (4) a designer de interiores Melina Romano fala sobre “Como criar um hotel com alma local”. E na sexta-feira (5) o fundador do Grupo Ecohus Brazil, Rafael Vaisman, debate sobre “Como é possível um hotel ser mais sustentável”.
A HFN – Hotel & Food Nordeste acontecerá entre os dias 3 e 5 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Realizada pela Insight Feiras e Negócios e as entidades Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a HFN contará com diversos projetos paralelos, além de um suporte total aos expositores, com atendimentos personalizados às necessidades específicas de cada cliente.
Serviço: HFN – Hotel & Food Nordeste
Data: 3 a 5 de outubro de 2018
Local: Recife (PE) – Centro de Convenções de Pernambuco
Site: www.hfne.com.br
HotelCor Talks
Dia 3/10 – Quarta-feira
O segredo além do negócio: a hospitalidade – Juliana Vieira – Professora do IFRN
– Cenários Mundiais e Desenvolvimento Humano: perspectivas e tendências
–  Humanização & Tecnologia: desafios de um Novo Tempo
–  Hospitalidade: o acolhimento como estratégia de negócio
–  Empatia, Empoderamento e Encantamento: a fórmula para a fidelização do cliente
Dia 4/10 – Quinta-feira
Como criar um hotel com alma local – Melina Romano – Designer de Interiores
– Como decorar um hotel temático sem usar peças clichês;
–  A decoração deve conter elementos da cultura local, mas não elementos óbvios, e sim que contam a história da cidade/estado e fazem sentido dentro da decoração;
– O objetivo é criar um design autoral mas também que gere identificação nos hóspedes e visitantes
Dia 5/10 – Sexta-feira
Como é possível um hotel ser mais sustentável? – Rafael Vaisman – Fundador do Grupo Ecohus Brazil
– História da Sustentabilidade
– Espaços e possibilidades de transformação em um Hotel
–  Mapeamento de atividades
– Serviços ecológicos
– Comunicação
– Mobiliário e Decoração
– Certificação
Mini-Bio
Rafael Vaisman
Fundador do grupo Ecohus Brazil, referência em projetos e eventos sustentáveis em Pernambuco e São Paulo, Rafael Vaisman é Mestre em Sustentabilidade e Design de Inovação pela Universidade de Lund- Suécia, onde cursou seus dois mestrados e incubou a empresa Ecohus. Atualmente, lidera três frentes de trabalho: o Ecohus – especializada em eventos sustentáveis, o Ecowork – coworking construído com material reciclado na Avenida Boa Viagem no Recife, e o projeto Palletslab – oficinas de DIY (faça você mesmo)na prática presencialmente e com uma plataforma digital.
 
Melina Romano
Com mais de dez anos de experiência, a designer de interiores Melina Romano é formada no curso de Design de Interiores com especialização em mobiliário na Accademia Italiana de Firenze e hoje atua nos segmentos residencial, corporativo e hoteleiro. Dentro os inúmeros projetos, Melina está à frente da repaginação do restaurante La Mar, da tropicalização do projeto de interiores do Hotel yoo2 do mundo, no Rio de Janeiro, além de assinar retrofits de hotéis espalhados por todo Brasil, das redes Accor, BHG, Intercity, entre outros.
Juliana Vieira
Bacharel em Turismo (UNICAP/PE); Mestre em Eng. da Produção (UFSC); Doutora em Educação (UFRN); Pós-Doutorado pela Universidade do Minho (Portugal). Instrutora e Consultora credenciada Sebrae, com atuações no Sebrae/RN/PE/PI. Desde 1990 atua na Educação Profissional, nas áreas do Turismo, da Hotelaria e da Restauração. Professora em várias Instituições de Ensino Superior, entre as quais destaca-se a UFRN, na qual atuou por 13 anos no Curso Superior de Turismo e na Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR). Atualmente, é professora do IFRN para as áreas de Hotelaria, Etiqueta Empresarial, A&B, entre outras.
Assessoria de Comunicação – Solar da Comunicação