AL discute ampliação dos projetos “Caminhos do Frio” e “Raízes do Brejo”

Destaque Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (12), uma Sessão Especial para debater os projetos de rotas culturais “Caminhos do Frio” e “Raízes do Brejo”. De autoria do deputado estadual Lindolfo Pires, a propositura visou discutir os mecanismos de enfrentamento das dificuldades e desafios para realização dos dois programas turísticos do interior do estado.
De acordo com o parlamentar, a divulgação das rotas culturais é importante para expandir o desenvolvimento econômico estadual a partir do turismo na região do brejo. “São dois projetos já consolidados, mostrando que a Paraíba tem muito mais que do que litoral para mostrar aos turistas que nos visitam. As riquezas, a gastronomia e a cultura do brejo são apresentados durante esses programas e daí porque nós queremos colocar definitivamente no calendário turístico do nosso estado”, afirmou.
A deputada estadual Camila Toscano destacou a relevância das rotas para a valorização da produção e do comércio local. “Eu sei o quanto esses projetos são fundamentais para a economia e turismo da região, e, sobretudo, para autoestima do nosso povo porque quando os prefeitos fazem o ‘Raízes do Brejo’, por exemplo, eles não colocam apenas festas e palcos, mas também incentivam a população a produzir e comercializar justamente aquilo que existe na nossa terra”, pontuou.
Já o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba ressaltou que a ocasião representa o bom momento em relação ao turismo no estado. “Temos apoiado a realização desses eventos desde o início, auxiliando na infraestrutura, promoção e amplitude que tem essa divulgação, juntamente com a PBTur. Além disso, eu, particularmente, fui visitar e ver de perto todo o efeito positivo que é a população, a sociedade e a região toda inserida e abraçando os projetos que, agora, precisam ter a dimensão nacional que merecem”, concluiu.

Também participaram da Sessão Especial a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino; prefeita de Duas Estradas, Joyce Renally; o presidente do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, Sergerson Silvestre; a gestora de turismo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Paraíba (Sebrae-PB), Regina Amorim; e o secretário de Cultura e Turismo de Bananeiras, Eduardo Guimarães.
Assessoria de Imprensa ALPB