Secretaria de Pernambuco promove evento para encerramento do Prodetur no Estado

Brasil

Pernambuco é modelo no Brasil quando o assunto é investimento em infraestrutura turística. Nos últimos sete anos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), promoveu mais de 50 obras, capacitações e projetos em todo o Estado. Por meio desta parceria, foram investidos em ações para o turismo de Pernambuco U$ 74 milhões, nos últimos sete anos.

Os números que atestam o bom desempenho de Pernambuco foram conferidos em evento realizado na manhã desta terça-feira (18), no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. A ação foi comandada pela secretária executiva do Prodetur, Manuela Marinho, juntamente com a representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Denise Levy. Foram apresentados cases de sucesso de duas grandes obras realizadas pelo Prodetur, o Teleférico de Bonito e o Mercado Eufrásio Barbosa.

“O Prodetur de Pernambuco é o primeiro da nova geração do Prodetur Nacional que utilizou 99% do seu recurso para finalizar as atividades. O programa deixa um enorme legado para o turismo local com obras significativas, além de estudos e capacitações para profissionais do segmento”, explana a representante do BID, Denise Levy.

Para a secretária executiva do Prodetur, Manuela Marinho, o encontro mostrou a dimensão das ações realizadas pelo Prodetur no Estado. “O desempenho de Pernambuco no quesito infraestrutura é bem positivo. Nos últimos sete anos, a atuação do Prodetur Nacional permitiu a entrega de obras de grande valia para o turismo, como as 18 ruas de Fernando de Noronha, a construção do segundo módulo do Cais do Sertão, a Enoteca de Lagoa Grande, e tantas outras que colocaram o Estado em destaque nacional e internacional”, comentou.

Por todo o Estado, o Prodetur implantou obras que beneficiam a população. Além do novo calçamento nas ruas do arquipélago de Fernando de Noronha, foi inaugurada uma usina de compostagem, que contribui para uma melhora significativa no tratamento do lixo do arquipélago.  No litoral, foram recuperados os fortes Orange, em Itamaracá, e Santo Inácio, em Tamandaré. Em Igarassu, a Casa do Artesão e o Museu da Cidade também foram equipamentos contemplados, além do Boulevard da Avenida Rio Branco e o Eixo Cicloviário, no Recife. Capacitações e estudos também foram desenvolvidos pelo Prodetur em Pernambuco.

Assessoria de Imprensa – Fotos: Francisco Andrade