Sesc apresenta ‘O Crivo’ e ‘Terreiro Envergado’ em mais uma etapa do Palco Giratório

Eventos Culturais

O Sesc Paraíba traz à capital paraibana mais uma etapa do Projeto Palco Giratório, que se configura como o maior projeto de circulação cênica do país. Além das apresentações, o projeto traz debates, palestras e oficinas como ações formativas. Nesta semana, o Sesc realiza em João Pessoa a oficina Corpo-Espaço e dois espetáculos: ‘Terreiro Envergado’ e ‘O Crivo’.
Os espetáculos ocorrem dias 27 e 28, às 20h, no Teatro Santa Roza, na capital. Os ingressos podem ser trocados por 2 kg de alimentos não perecíveis, na hora do espetáculo. Os alimentos serão encaminhados ao programa Mesa Brasil do Sesc. As apresentações possuem classificação indicativa livre.
A apresentação do espetáculo local ‘Terreiro Envergado’ acontece nesta quinta (27), produzido pelo Coletivo Tanz, de João Pessoa. ‘Terreiro Envergado’ é o espaço urbano do rito passageiro da manifestação do “brinquedo beat” dos intérpretes que, a partir de ações gestuais e jogos propostos pelos próprios, estabelecem estruturas que são compostas de brincadeiras.
Já na sexta (28), o Sesc apresenta ‘O Crivo’, produzido pelo grupo Ateliê do Gesto, de Goiás. ‘O Crivo’ é um espetáculo de dança inspirado na obra ‘Primeiras Estórias’, do escritor João Guimarães Rosa, um dos mais revolucionários e complexos da literatura brasileira do século XX. A apresentação se desenvolve a partir das relações que se revelam à medida que atravessam e cruzam estórias e, neste atravessamento, diálogos e contatos são travados para, juntos, mergulharem na busca do que muda, e o que permanece em cada um dos personagens, tornando-os originários, fortes e delicados, na descontinuidade do tempo.
O Ateliê do Gesto nasceu da busca por novas percepções e diálogos, com outras linguagens artísticas no corpo em movimento. Através de identificações estéticas e o desejo de trabalharem em um projeto autoral, João Paulo Gross e Daniel Calvet se juntaram para pesquisar o corpo, tendo como ponto de partida o movimento e sua construção dramatúrgica na cena.
Já oficina Corpo-Espaço acontece nesta quarta-feira (26), no Sesc Centro João Pessoa a partir das 8h30. Os interessados em participar devem efetuar a inscrição através do link http://bit.ly/2PLIWMC. Com duração de 6h e ministrada por João Paulo Gross Coelho, do Grupo Ateliê do Gesto, a oficina visa oferecer um olhar sobre a relação entre corpo e suas aplicações no espaço; contextualizando-o numa abordagem técnica, noções de peso, eixo, impulso e fluxo. Além disto, Corpo-Espaço realiza um trabalho de conscientização do movimento, proporcionando ao bailarino uma maior percepção das estruturas ósseas e musculares, bem como o funcionamento das articulações. Como resultado, e orientado pelo movimento, o aluno se apropria de seu corpo, reconhecendo-o dentro de um saber próprio, investigando dança contemporânea.
Para mais informações sobre o Projeto Palco Giratório os interessados podem acessar o site do Sesc pelo link www.sescpb.com.br. O Teatro Santa Roza localiza-se na Praça Pedro Américo, no Centro. Já o Sesc Paraíba na cidade de João Pessoa fica localizado na rua Desembargador Solto Maior, 291, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3208-3100.
Assessoria de Imprensa