Belo Horizonte é candidata a Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco

Cotidiano Destaque

A candidatura de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco foi lançada nesta terça-feira, 16/10, pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur. A escolha será realizada em junho de 2019 e a capital mineira terá como embaixador o premiado chef belo-horizontino Léo Paixão. O anúncio da candidatura foi feito no encontro “Cidades Criativas: Turismo e Gastronomia”, evento promovido na sede da Prefeitura.

De acordo com o presidente da Belotur, Aluizer Malab, o próximo passo é a construção de um dossiê que vai reunir os projetos do Poder Público e do setor privado que fazem com que Belo Horizonte se destaque no setor. Malab explicou que ações do Programa Municipal de Turismo Gastronômico serão elaboradas estrategicamente pela Belotur com o apoio técnico da Comissão de Gastronomia do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e da Frente da Gastronomia Mineira.

O processo será feito em parceria com órgãos, entidades, empresas e universidades para que os frutos desse intercâmbio de conhecimento possam se refletir na prática das atividades turísticas em Belo Horizonte e consequentemente no sucesso da candidatura. A iniciativa busca colocar a gastronomia da cidade como fator de competitividade entre os destinos turísticos nacionais e internacionais.

“Essa candidatura significa um processo de reconhecimento da riqueza da gastronomia que temos. E ela reforça um projeto de cidade que estamos construindo, mais sustentável e que valoriza o que é produzido aqui. Precisamos mostrar como Belo Horizonte é surpreendente também na gastronomia. Por isso, vamos montar esse dossiê de candidatura e apresentar tudo o que temos, desde a infinidade de festivais, até a força do nosso café, da cachaça, da cerveja, dos restaurantes”, afirmou Aluizer Malab. “A partir do momento que você tem a experiência como um dos objetivos principais do turista, nada melhor do que apresentar essa gastronomia forte, para que as pessoas possam, por meio do paladar, descobrir e apreciar nossas raízes”, completou.

O embaixador Léo Paixão também destacou a relevância que um título como esse pode trazer para o Município. “Belo Horizonte é o centro gastronômico de Minas, que é o estado mais importante gastronomicamente do Brasil. Essa candidatura vai ser ótima para gerar turismo, fomentar a gastronomia e desenvolver ainda mais o setor”, considerou.

O chef explicou, ainda, que o trabalho necessário para que o título venha para Belo Horizonte é a união. “Precisamos unir toda a cadeia produtiva, dos produtores aos chefs, para mostrar a força da nossa gastronomia. Mostrar nossa técnica, tradição e criatividade. Com isso, vamos conseguir provar que a cozinha mineira é muito relevante e que o centro dessa cozinha é Belo Horizonte”, disse.

Desde 2004, a Rede de Cidades Criativas da Unesco ressalta a criatividade de seus membros dentro de sete áreas temáticas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música. Atualmente, conta com um total de 180 cidades em 72 países, oito delas no Brasil: Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), no campo da gastronomia; Brasília (DF) e Curitiba (PR), no do design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes folclóricas; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), no cinema.
Assessoria de Imprensa – Belotur – Fotos: Fernanda Machado