Artesãos paraibanos participam do 11º Salão de Artesanato de São Paulo

Cotidiano Destaque

Trinta artesãos que integram o Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, participarão da 11ª edição do Salão do Artesanato de São Paulo. O evento, considerado a maior vitrine da produção artesanal brasileira, será realizado de 7 a 11 de novembro, no Expo Center Norte, na capital paulista.

Os artesãos foram selecionados por meio de edital de chamamento público, do qual puderam participar interessados maiores de 18 anos e que estivessem cadastrados no Programa do Artesanato da Paraíba e no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), assim como os de entidades representativas legalmente constituídas, a exemplo de cooperativas e associações.

A gestora do PAP, Lu Maia, destacou que a participação do artesanato paraibano no 11º Salão do Artesanato de São Paulo certifica o crescimento e a qualidade do segmento no Estado. “Os investimentos feitos pela gestão do governador Ricardo Coutinho no artesanato paraibano têm resultado na qualificação do nosso artesão, incentivando a economia e fortalecendo as nossas raízes culturais”, disse.

Entre as tipologias que serão comercializadas pelos artesãos paraibanos no Salão de Artesanato de São Paulo estão a renda renascença, o crochê, o couro e a tecelagem. “A produção artesanal paraibana eleva ainda mais o valor cultural do nosso Estado, fortalecendo toda a diversidade cultural do País”, acrescentou Lu Maia.

O evento – A 11ª edição do Salão de Artesanato de São Paulo reúne, desde a primeira edição, o que há de melhor na produção artesanal brasileira. O evento, considerado a maior vitrine do artesanato brasileiro, terá a participação de diversas atrações culturais, oriundas de todas as regiões do País.

Entre atrações, está o cantor e compositor Renato Teixeira que, junto com Almir Sater, ganhou o Prêmio de Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras. Renato se apresenta no dia da abertura da 11ª edição do Salão de São Paulo, às 20h.

Em outras edições, o Salão de Artesanato de São Paulo recebeu mais de 50 mil visitantes, cerca de 1500 artesãos e um volume de negócios estimado em mais de R$ 5 milhões. Ao todo, participam do evento 25 estados, além do Distrito Federal, garantindo uma variedade significativa de produtos.

Secom Paraíba