Guarabira quer se tornar núcleo de arte Naif

Paraíba

A Prefeitura de Guarabira, por intermédio da sua Secretaria de Cultura e Turismo, na região do Brejo da Paraíba, está desenvolvendo um projeto cultural que pretende consolidar a cidade como núcleo de arte Naif, tanto pelo 1º Festival Internacional de Arte Naif, como pela presença de importantes artistas locais com destaque nesse gênero.

A afirmação é do secretário de Cultura, Tarcísio Pereira, que explicou que o projeto ainda abrange a participação de grafiteiros locais e convidados, “como uma forma de estimular a criatividade e deixar a cidade mais alegre e colorida, refletindo seus costumes, sua história, sua gente e seu patrimônio arquitetônico.”

O projeto cultural teve início com a pintura dos becos de Guarabira, fruto do 1º Festival Internacional de Arte Naif (FIAN), que aconteceu em maio deste ano com grande repercussão. Tarcísio Pereira disse que o festival, pioneiro no Nordeste e um dos poucos do Brasil nesse gênero de pintura, teve a participação de artistas de vários países, que enviaram suas obras e outros que estiveram pessoalmente no evento.

“O resultado do Fian foi tão positivo, que esse festival já está programado para entrar no calendário de eventos culturais da cidade. Como resultado, outras ações relacionadas à pintura Naif estão sendo projetadas e executadas no município, como agora acontece com a pintura de becos e outros logradouros públicos”, apontou o secretário.

Fábio Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *