14ª Feira de Turismo Rural do Brasil começa nesta quarta-feira em Areia (PB)

Eventos Culturais

Terá início nesta quarta-feira (28), no município de Areia, Brejo paraibano, a 14ª RuralTur – Feira de Turismo Rural do Brasil, evento que tem o objetivo de promover a competitividade entre os pequenos negócios que atuam no turismo rural. Realizada pelo Sebrae Paraíba em parceria com a Prefeitura Municipal de Areia, a abertura oficial da feira será às 19h, em frente ao Colégio Santa Rita, no Centro da cidade. Entretanto, a programação já começa desde cedo, com visitas técnicas a equipamentos de turismo da região. As atividades da RuralTur seguem até a sexta-feira (30).

Esta edição da feira terá como tema o “Crescimento do Turismo Rural no Brasil, com Diversidade de Experiências e Sustentabilidade das Regiões”, que será abordado também durante o Seminário de Turismo Rural, um dos destaques da programação neste ano. O seminário vai contar com diversas palestras, que serão realizadas no auditório do prédio central do Centro de Ciências Agrárias da UFPB, que fica em Areia, durante os três dias de RuralTur.

Durante o seminário, a analista da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional, Graziele Vilela, vai proferir palestra com o tema “Experiência turística e a ruralidade”. Para Vilela, embora o país tenha grande potencial no segmento do turismo rural, os proprietários de áreas rurais ainda necessitam de profissionalização para garantir o retorno e indicação do cliente. No caso da Paraíba, a analista destaca que uma grande aliada do turismo rural local é a cultura, intrínseca aos costumes do interior do estado.

“Também é preciso perceber a tecnologia como aliada do segmento ao trabalhar os destinos turísticos inteligentes focados na zona rural. Quando pensamos em ambiente rural, pensamos em descanso e desconexão do mundo virtual e redes sociais, mas para aquele destino chegar até o turista, que está na zona urbana, a tecnologia é necessária. Então, quem trabalha com o turismo rural tem de investir nas redes sociais e em marketing digital para captar o turista na fase de pré-viagem, que é quando ele está buscando um destino e programando a viagem”, explicou Graziele Vilela.

Outro ponto alto da programação será a palestra de Milagros Ochoa de Koepke, diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil, vinculado ao Ministério do Comércio Exterior do Turismo. Ochoa vai abordar o turismo rural naquele país, trazendo um case de sucesso internacional. Além dela, a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, vai proferir palestra sobre “Empreendedorismo criativo e o turismo rural”, apontando a importância da criatividade para o segmento.

“A realização da RuralTur em Areia é importante para a Paraíba. Quando começamos a feira em 2005, o turismo em areia estava apenas começando. Hoje, a cidade já tem condições de sediar uma feira nacional de turismo rural. Então, todos do município e da região do Brejo querem mostrar o quanto a Paraíba é rica de cultura, conhecimento, paisagem rural e de negócios que geram experiências no turismo. O Brasil tem 60% dos seus municípios tidos como rurais, então ter o entendimento de que o turismo rural é um grande vetor propulsor do desenvolvimento local e endógeno é estar em sintonia com a realidade que é o Brasil rural”, frisou.

Ainda, durante o seminário, serão apresentadas as experiências de turismo rural em outros estados, como a rota do café no Ceará e o agroturismo nas Montanhas Capixabas (ES), e experiências locais, a exemplo do turismo rural no assentamento Tambaba, localizado no município do Conde.

A Feira

A programação da 14ª RuralTur também conta com feira de produtos e serviços do setor, rodada de negócios e visitas aos equipamentos de turismo rural da região. Estão previstos para serem visitados locais como o Engenho Triunfo, a Casa do Doce, o Engenho e Restaurante Várzea do Coaty e o Restaurante Rural Vó Maria, que ficam em Areia, além do Hotel e Restaurante da Estação, Campo de Golfe e Restaurante Terraço Lisboa, localizados no município de Bananeiras.

Por sua vez, as rodadas de negócios representam um momento no qual os empreendedores poderão ampliar a rede de contatos do setor, a exemplo de meios de hospedagens, agências de viagens e restaurantes de diversos estados nordestinos. Ainda, pelo menos dez estados confirmaram caravanas para participar da feira: Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O evento, que foi idealizado pelo Sebrae Paraíba em 2005 e hoje é referência dentro do Sistema Sebrae, já foi sediado nas cidades de Natal (RN), Juazeiro do Norte (CE) e Gravatá (PE). A RuralTur tem como intuito promover a competitividade dos pequenos negócios de turismo rural, fomentando o empreendedorismo com sustentabilidade, inovação e criatividade.Serviço:

14ª RuralTur – Feira de Turismo Rural do Brasil

Datas: 28 a 30 de novembro de 2018

Local: Areia (PB)

Programação:

Dia 28/11

9h às 13h30: Visita técnica

15h às 21h: Feira RuralTur

16h às 18h: Reunião sobre a Governança em Areia e no Brejo

19h: Solenidade de Abertura

21h às 24h: Jantar Empresarial de Negócios, no restaurante Bambu Brasil

Dia 29/11

8h às 13h30: Seminário de Turismo Rural, no CCA/UFPB (Escola de Agronomia Areia)

13h30 às 15h: Visita técnica saindo do CCA/UFPB

15h às 21h: Feira RuralTur

21h às 24h: Jantar Empresarial de Negócios, no restaurante do Hotel Triunfo.

Dia 30/11

9h às 15h: Visita técnica a Bananeiras (PB)

9h às 12h e das 14h às 17h: Rodada de Negócios da RuralTur, no CCA/UFPB, em Areia (PB)

15h às 21h: Feira RuralTur

Assessoria de Imprensa Sebrae-PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *