Governador da PB entregará Medalha da Liberdade para Erundina, Elizabete e a Marinete Santos, mãe de Marielle Franco

Paraíba

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, usou a sua conta no Twitter neste sábado (08) para fazer um convite aos paraibanos para a celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, programada para a próxima segunda, as 16h, no Teatro Paulo Pontes.

Na oportunidade, conforme o governador, estará sendo sancionada a Lei da Escola Livre e a entrega da Medalha da Liberdade a Luiza Erundina, Marielle Franco (in memorial) e Elizabete Teixeira.

“Faremos uma homenagem à luta permanente pela liberdade de expressão e pensamento, igualdade e democracia”, afirmou Ricardo Coutinho.

As homenagens às duas paraibanas são um reconhecimento da luta permanente das duas, que tiveram que sair da Paraíba por conta da força de repressão da época, em especial, no campo. Luiza Erundina chegou ao cargo máximo da cidade de São Paulo, onde foi prefeita, e atualmente foi eleita deputada federal por São Paulo. Já Elizabete Teixeira, esposa do líder camponês João Pedro Teixeira – assassinado durante a luta pela terra – reside em São Paulo.

Marille Franco, vereadora pelo Rio de Janeiro, foi assassinada covardemente pelo crime organizado carioca, crime que até hoje, após quase quatro meses continua sem solução, provavelmente por conta da fragilidade e comprometimento de autoridades políticas e policiais do Rio.A mãe de Marille, Marinete Santos, que é paraibana, está sendo aguardada no evento.

Neste sábado (8), de forma simultânea em 18 cidades brasileiras houve o lançamento do livro “UPP: a redução da favela a três letras – Uma análise da política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro”. A obra póstuma é uma adaptação da dissertação de mestrado que Marielle defendeu em 2014 na Universidade Federal Fluminense (UFF), um trabalho que teve como ponto de partida a sua vivência como mulher, negra e moradora da comunidade da Maré.

Fábio Cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.