Gestora de Turismo do Sebrae-PB participará da I Conferência Ambiental do Vale do Rio Preto

Eventos

A gestora de Turismo do Sebrae da Paraíba, Regina Amorim, será uma das palestrantes da I Conferência Ambiental do Vale do Rio Preto a ser realizada com os três municípios que compõem essa microbacia: Santa Rita de Cássia, Formosa do Rio Preto e Mansidão, no dia 17 de dezembro. O Rio Preto é um dos maiores tesouros da região Oeste da Bahia. Regina irá abordar, por meio de videoconferência, “Empreendedorismo Criativo que transforma”.

A Conferência tem como objetivo ​promover o intercâmbio e troca de experiências entre os municípios de Formosa, Santa Rita e Mansidão, aperfeiçoando a atuação de cada um em relação a Poteção Ambiental, Sustentabilidade e Ecoturismo; além da construção de uma agenda comum para os três municípios que possa nortear as ações das secretarias de meio ambiente pelos próximos dois anos; e fomentar a criação/ revitalização de organizações não-governamentais (ONG’s) para atuação na área de educação ambiental.

Durante o evento, também haverá debates sobre proteção ambiental tendo como pano de fundo a legislação Nacional, Estadual e Municipal; Sustentabilidade considerando as potencialidades e ameaças das atuais cadeias produtivas da região; Ecoturismo considerando os atrativos turísticos e possibilidades de financiamento das ações; E ainda firmar documento comum, uma agenda ambiental do Vale do Rio Preto – 2019-2020, no qual constarão as ações para os próximos dois anos a serem desenvolvidas na região; Haverá abertura para manifestação de ONG’s acerca de sua atuação e sugestões para a agenda.

Programação

​13h30 – Credenciamento

13h50 – Abertura oficial e Mesa Redonda

14h – Apresentação Cultural

14hh30 – Balanço das Ações das Secretarias do Meio Ambiente de Formosa do Rio Preto, Mansidão e Santa Rita de Cássia

15h – Videoconferência: “Impactos das Mudanças Climáticas no Nordeste e a Importância da Conservação e Restauração para o aumento da Resiliência da Agropecuária”, com Carlos Nobre, da USP (Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP, pesquisador aposentado do Inep, participante de diversos relatórios IPCC. Conferência online)

15h20 – Palestra I : “A Degradação Ambiental no Rio Preto e a importância das APA’S, com a professora. Sandra Carla Reis (Bióloga, habilitação em Gestão Ambiental –UESP, há 12 atuando na área ambiental do rio preto, conselheira na secretaria do meio ambiente e representante da VIDARP).

16h – Palestra II : “Existem alternativas sustentáveis para substituir o atual modelo de desenvolvimento adotado no Oeste da Bahia?”, com a professora Maria Anália (Graduação em geografia – UFG, mestrado em educação pela PUC/GOEX, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, Coordenadora do Laboratório de Educação Ambiental e Professora da UNEB).

16hh30 – Palestra III: “Fatores Fundamentais para o Desenvolvimento no Vale do Rio Preto Ecoturismo”, com Paulo Roberto B. Brandão (UNEB – Graduação e Mestrado em geografia – UFBA. Especialização em Gestão Ambiental – UCSAL, Doutor em Geografia- UFPE. Professor de geografia e do programa de Pós graduação em Ciências Ambientais da UFOB.

17h – Videoconferência: “Empreendedorismo Criativo que transforma”, com Regina Amorim do Sebrae-PB (Graduação em Economia pela UFPB, com especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB e Mestrado em Visão Territorial Sustentável pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa Sebrae. Atualmente Gestora dos Projetos de Turismo do Sebrae da Paraíba.

Fábio Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *