Portaria regula o turismo de observação de baleias

Brasil

Os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente formalizaram, nesta terça-feira (18), portaria que regula o turismo de observação de baleias. O documento define normas de procedimento para cadastramento e autorização do turismo embarcado de observação da Baleia Franca em área de proteção ambiental no litoral de Santa Catarina. A assinatura reuniu, no gabinete do ministério do Turismo, a presidente da Embratur, Teté Bezerra, os ministros do Meio Ambiente, Edson Duarte e do Turismo, Vinicius Lummertz, além do futuro comandante da pasta, Marcelo Álvaro Antônio, indicado pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro.

Segundo a presidente da Embratur, a portaria estabelece as regras para o desenvolvimento de forma sustentável da atividade que tem grande potencial de retorno econômico. “A observação embarcada de baleias é um produto turístico internacional com potencial significativo para atrair turistas internacionais para nossos destinos. Aproveitar a capacidade do Brasil neste nicho, de forma sustentável, é muito importante para a economia dos municípios envolvidos”, afirma. Teté destaca ainda a necessidade de mais investimentos em promoção do potencial brasileiro para este e outros segmentos da atividade no exterior.

O ministro do Meio Ambiente considera a iniciativa importante para valorizar os recursos naturais brasileiros e fazer com que o turismo auxilie na conservação do Meio Ambiente. “Este ano instituímos o Dia da Baleia Franca e tivemos o número recorde de 240 baleias identificadas. Um sinal da preservação e da reprodução da espécie”, disse Duarte. O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, considera a regulamentação um passo para qualificar a atividade turística na região. “O estado tem grande potencial para o turismo de observação embarcada das baleias. A regulamentação vai trazer mais segurança”, garantiu.

Participaram também da assinatura, o presidente do Instituto Chico Mendes – ICMBio, Paulo Henrique Carneiro, o senador Dalírio Beber e o deputado federal Edinho Bez. 

Assessoria de Comunicação da Embratur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *