Superintendente destaca importância do Sebrae para economia brasileira

Paraíba

Em nota, o superintendente do Sebrae da Paraíba, Walter Aguiar, apontou importância do órgão para reaquecimento da economia e ações realizadas em 2018. Segundo ele, “o Sebrae Paraíba vem exercendo um papel fundamental na formação de mão de obra e capacitação de pequenos empreendedores que, por sinal, têm sido de extrema importância para fomentar o desenvolvimento e contribuir com o avanço do Brasil nos últimos anos. Por meio de palestras, cursos, consultorias, oficinas, seminários, missões e rodadas de negócio, o Sebrae tem se colocado lado a lado do pequeno empreendedor. Somente em 2018, foram realizados mais de 112 mil atendimentos a empreendedores e potenciais empresários na Paraíba e mais de 120 mil horas em consultorias. “

Na opinião de Aguiar, “o terreno é tão fértil que, no estado, existem 155.007 mil micro e pequenos negócios, além de microempreendedores individuais (MEIs), de acordo com dados da Receita Federal. A abertura e o gerenciamento de empresas, no entanto, exigem um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público e planejar bem o negócio, principalmente em um cenário de recuperação da economia após uma grave crise como a enfrentada pelo país nos últimos anos. Muitas foram as empresas criadas, é sabido, no entanto, que sem uma boa gestão muitos desses negócios acabam fechando ainda no seu primeiro ano de atuação. Por isso, o Sebrae Paraíba oferece diversos tipos de serviços e instrumentos educacionais.”

De acordo com os últimos dados do Anuário do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, 52,7% da massa de salários do mercado formal na Paraíba é composta pelos pequenos negócios. Além disso, os pequenos negócios têm participação de 29,7% do Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba, ou seja, quase 30% das riquezas geradas no estado.

“É possível perceber como o empreendedorismo tem transformado realidades a partir dos próprios números. Já são mais de 70% dos municípios que têm a lei aprovada; nesses municípios, há mais de 140 agentes de desenvolvimento municipal capacitados, que implementam o tema; e há mais de 80 salas do empreendedor em todo o estado, local para atendimento dos empreendedores locais.”

Aguiar finaliza, afirmando que “o Sebrae é instrumento fundamental para que se possa promover o desenvolvimento regional e o reaquecimento da economia, pois, por meio do incentivo às pequenas empresas, conseguimos realizar verdadeiras transformações na vida da população.”

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *