Cruzeiristas desembarcarão pela Fortaleza de Santa Catarina, na Paraíba

Paraíba

O governador eleito da Paraíba, João Azevêdo, afirmou que o Porto de Cabedelo, no litoral norte, vive uma outra etapa de desenvolvimento, em especial, com a chegada dos navios de cruzeiros programados já a partir do começo do próximo ano, com a previsão de 36 atracamentos. O governador destacou que o Porto paraibano será o único no mundo onde os turistas, ao desembarcarem do navio, pisarão na cidade, dentro da Fortaleza de Santa Catarina, um dos monumentos históricos da Paraíba. “Esse projeto será mais um marco de nosso Governo”, apontou Azevêdo.

De acordo com a presidente da Companhia Docas, Gilmara Temóteo, o Governo está em compasso de espera para a aprovação do projeto por parte do Iphan. Segundo ela, os navios vão atraca no berço 101, onde atracam os navios petroleiros. Os turistas irão descer do navio, caminhar por uma calçada na parte externa do Porto e chegando na Fortaleza de Santa Catarina, onde todos serão recepcionados.

“Já conversamos com o administrador da Fortaleza, enviamos um pedido oficialmente para isso (viabilizar o projeto), já temos projeto, orçamento. Será uma obra relativamente simples e rápida e estamos aguardando uma posição do Iphan. Temos agendada uma reunião possivelmente para a próxima quarta-feira”, afirmou Gilmara.

Gilmara enfatizou, que não se trata do Terminal de Passageiros, um projeto que está na relação de prioridades do Governo do Estado. A utilização da Fortaleza de Santa Catarina seria apenas uma forma de melhorar a infraestrutura do porto para recepcionar de uma forma mais confortável os turistas. “Será uma estrutura única, acredita que no mundo, onde as pessoas desembarcam no porto e tem acesso diretamente a um patrimônio histórico como é a Fortaleza de Santa Catarina”.

Fábio Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *