Movimento do Aeroporto Castro Pinto é intenso e dobra trabalho da DNata

Aviação

A alta estação de verão pode ser percebida pelo intenso movimento de passageiros embarcando e desembarcando no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa. Na última semana, em especial, o número de voos lotados tem sido uma constante, conforme o gerente da DNata Emirates, Nélio Marinho. Até o dia 3 de janeiro, segundo ele, todos os voos deverão decolar lotados, com as pessoas que vieram romper o Ano Novo na Paraíba retornando para os seus destinos.

De acordo com as companhias aéreas, o aeroporto paraibano tem uma previsão de receber 279 voos extras na temporada de verão de dezembro desde ano até fevereiro de 2019, com operações da Azul, Avianca e Gol Linhas Aéreas. Esse reforço de voos praticamente dobrou o trabalho da equipe de trabalho de solo coordenado por Marinho.

A DNata, empresa encarregada de fazer esse serviço, tem um quadro de 68 colaboradores para o trabalho de sinalização da aeronave, descarregamentos e carregamentos de bagagens e cargas, limpeza de aeronaves, triagens de bagagens para os destinos onde os clientes se deslocam e ainda push back – procedimento para rebocar as aeronaves para taxiamento.

Além do gerente, a DNata conta para esse trabalho com operadores, líderes de rampas e auxiliares de rampa. É um trabalho que necessita de extrema atenção e que é quase que invisível para a maioria dos passageiros e do próprio sistema do setor, que só faz referência quando aconteceu algum incidente.

Para se ter uma ideia, até novembro deste ano, o aeroporto Castro Pinto havia superado a marca de 1,1 milhão de passageiros embarcando e desembarcando este ano, em uma média de 18 a 20 voos diários. Seriam, então, mais de dois milhões de malas sendo levadas do embarque para o porão do avião e vice-versa, na chegada dos passageiros.

São raros os casos de reclamações de danos nas bagagens ou extravios no Aeroporto Castro Pinto. Segundo Marinho, todos os colaboradores são treinados de forma intensa para evitar qualquer tipo de contratempo e os resultados têm aparecido de forma satisfatória.

Fábio Cardoso

2 thoughts on “Movimento do Aeroporto Castro Pinto é intenso e dobra trabalho da DNata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *