Rei vai decretar 1º de junho o Dia Mundial da Carne de Bode

Paraíba

No próximo dia 1º de Junho, o Bode Rei vai decretar o Dia Mundial da Carne de Bode, durante a realização da 21ª edição do Maior Festival de Caprinos e Ovinos do Brasil, a Festa do Bode Rei. O evento começa no dia 31 de maio e segue até dois de junho em Cabaceiras, no Cariri paraibano.

O decreto do Bode Rei, segundo a prefeitura da cidade paraibana, trata-se da criação de um mundo imaginário, o lado cômico e de encantamento que transformou Cabaceiras em um município com vários diferenciais culturais, assim como ocorreu quando foi criada a marca da Roliúde nordestina – em uma referência ao cinema.

A região de Cabaceiras tem sido referência para cineastas brasileiros e cenário de diversas produções cinematográficas e de minisséries nacionais. A cidade é conhecida como uma das que menos há ocorrência de chuvas, o que, vendo pelo lado positivo, atrai as lentes dos produtores de cinema.

Sobre a Festa do Bode Rei e o decreto dele, o prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro, disse que ganhou importância para a imagem da cidade, mas, sobretudo, se transformou numa fonte de renda importante, tanto para a prefeitura como para a população.

Para se ter uma ideia, os três dias da festa geram seis meses de recursos para a economia local. Muitos pequenos comerciantes também conseguem renda que permite um alívio no orçamento familiar.

De acordo com a estimativa da prefeitura, mais de 50 mil pessoas devem circular pela cidade durante os três dias. Dessas pessoas, muitas são turistas de estados como São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio de Janeiro. Muitas pessoas são naturais de Cabaceiras, mas residem em outras cidades e fazem questão de prestigiar o evento, aproveitando para passar alguns dias com parentes e amigos.

A infraestrutura da cidade para atendimento aos turistas vem melhorando ano a ano. A rede hoteleira é pequena, mas há um hotel rústico – Lajedo de Pai Mateus – que tem excelência nos serviços prestados aos turistas, assim como pousadas e até mesmo residências. A prefeitura incentiva esse tipo de hospedagem alternativa, que também resulta em renda extra para os moradores.

No próximo sábado (12), a Festa do Bode Rei será lançada oficialmente em João Pessoa, no Salão do Artesanato da Paraíba, no Espaço Cultural. Cabaceiras está sendo homenageada este ano e tem um estande próprio onde será promovido o lançamento. 

Fábio Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *