Ônibus deve ficar mais caro em João Pessoa no final de semana

Paraíba

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP) reajustou em 4,87% a remuneração dos motoristas de ônibus da Capital. Esse era o último índice que faltava para o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa (CMMU) definir o percentual de reajuste da tarifa dos coletivos.

De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), a próxima reunião do CMMU está agendada para esta sexta-feira, às 9h30, na sede da Semob.

O diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Junior Moreira, afirmou que a Semob já tem as planilhas de custos e despesas de 2018 das seis empresas de transporte coletivo que operam em João Pessoa. Com base nesses dados e em outras informações, como a demanda do número de passageiros, a Semob deve apresentar o valor da nova tarifa de ônibus na reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana.

Caso os membros do Conselho aprovem o reajuste, a decisão é encaminhada para sanção do prefeito Luciano Cartaxo.

O último aumento da tarifa de ônibus de João Pessoa foi aplicado em janeiro do ano passado. O valor da passagem passou de R$ 3,30 para os atuais R$ 3,55. O reajuste de 7,5% ficou 4,63 p.p acima do índice da inflação de 2017, que foi de 2,95%.

O levantamento feito pelo jornal CORREIO apontou que a média dos últimos cinco anos do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 6,82%. Nesse mesmo período, a tarifa de ônibus coletivo de João Pessoa aumentou 10,59%.

Ellyka Gomes – Jornal Correio da Paraíba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *