Feira internacional de artesanato começa nesta sexta, em Natal (RN)

Eventos

A maior e mais tradicional Feira Internacional de Artesanato para promoção do artesanato no Rio Grande do Norte (Fiart) será aberta nesta sexta-feira (25). Além dos artesãos potiguares, o evento, em sua 24ª edição, atrai expositores de outros estados e países. A Fiart é realizada no Centro de Convenções de Natal, em Ponta Negra, espaço que dobrou sua capacidade com recursos do Ministério do Turismo. A atração de viajantes de férias em Natal é um diferencial da feira.

O evento atrai turistas, gera emprego e renda e movimenta a economia em plena temporada de verão. Entre 25 de janeiro e 3 de fevereiro, são esperados cerca de 70 mil visitantes. A expectativa é que as vendas superem os R$ 6,8 milhões da edição anterior.

Sob o tema “Água, Terra, Fogo e Ar – dos quatro elementos, o talento cria o futuro”, os expositores brasileiros e estrangeiros vão ocupar mais de 300 estandes que estarão dispostos por categorias, em salões temáticos: Fibra, Madeira, Fios e Tecidos, Cerâmica e Esculturas. “Já consolidada no calendário turístico da cidade na alta estação, a feira movimenta a economia local promovendo o trabalho dos artesãos, especialmente do artesão potiguar”, conta o idealizador e organizador da Fiart, Neiwaldo Guedes.

Entre os expositores, 250 artesãos são de municípios do interior do Rio Grande do Norte e outros 70 vão expor e comercializar o que produzem na capital, Natal, em grupos de economia solidária. Segundo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, “o artesanato incrementa a renda para os profissionais que vivem da atividade, mas também impacta toda uma cadeia produtiva, por meio do investimento em tecnologia, inovação e na diversidade de materiais para produção das peças, Por fim, aquece ainda mais o turismo numa época que já é de alta”, diz.

FESTIVAL – Além de promover o artesanato e fomentar negócios para a cadeia produtiva do setor, a feira é também um espaço de lazer e entretenimento. A Fiart Cultural conta com praça de alimentação com pratos típicos da cozinha regional, litorânea e sertaneja, além de variada programação diária, com apresentações de orquestras, danças típicas, shows artísticos, arte circense e literatura de cordel. O tradicional Festival de Danças Folclóricas e Parafolclóricas, que está em sua 17ª edição, vai reunir grupos do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Paraíba em apresentações de expressões culturais tradicionais da região Nordeste como o Coco de Roda (RN); Caboclinho (PE/RN); Papangus (PE); Maracatu (PE); Xaxado (RN/PB); Araruna (RN); Pastoril de Dona Joaquina (RN); e a Capoeira (RN).

Ministério do Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *