Santura: 630 dias de gestão colaborativa

Regina Amorim

Associação de Turismo de Cultura de Santa Luzia – SANTURA foi criada e formalizada com CNPJ, em 06 de maio de 2017, porém somente em 03 de novembro de 2017, foi concluída a abertura de conta da SANTURA, no Banco do Brasil.  Um dos primeiros obstáculos, vencidos pela SANTURA, foi a morosidade para a abertura de uma conta bancária de pessoa jurídica, no Banco do Brasil.

A minha principal motivação para estar à frente da SANTURA, é fazer uma gestão diferenciada, sustentável e transparente, que tenha o pertencimento e a colaboração dos empresários, dos atores da cultura e da comunidade. Realmente é um grande desafio, mas não é impossível.

E assim, já estamos há 630 dias de atuação da SANTURA, no município de Santa Luzia, na Paraíba. Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia, tem como principais objetivos: o desenvolvimento turístico, em harmonia com a natureza, e a cultura local, o estímulo ao desenvolvimento endógeno sustentável, a promoção e divulgação dos produtos turísticos do território, a viabilização de projetos e ações que visem o desenvolvimento do turismo na região e a captação de recursos para o setor turístico e cultural.

Ainda em junho de 2017, foi criada a logomarca da SANTURA e algumas camisetas foram produzidas, para os primeiros colaboradores da Associação.

A marca traz na sua simbologia, a cidade sendo abraçada pela comunidade, e o colorido representa as bandeirinhas da Festa de São João.

Em junho de 2017, SANTURA realizou a 10ª edição do São João Tradição da Rua de Baixo de Santa Luzia.

  1. Leia Link:
    http://jornalismodeviagem.com/noticias/santa-luzia-promove-sao-joao-tradicao-com-participacao-direta-da-comunidade/
  2. Assista o vídeo da SANTURA, produzido pela empresa parceira, “Jornalismo de Viagem”.
    https://www.youtube.com/watch?v=5_kQvohRcVc&feature=youtu.be
  3. Assista vídeo:
    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10212993869579053&id=1161267806

Em 31 de Julho de 2017, SANTURA – Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia assinou termo de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, como representante máximo do Fórum Turístico Vale dos Sertões, visando institucionalizar a Instância de Governança Regional e apoiar o desenvolvimento do turismo, reunindo esforços dos 15 municípios da região turística, dentre eles, Santa Luzia.

SANTURA participou de reunião do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, no Shopping Veneza, em Santa Luzia – PB. em 17 de outubro de 2017. 

  1. Leia link:
    http://www.tvsantaluzia.com/2017/10/evento-discute-parcerias-para-capacitar.html

No dia 04 de novembro de 2017, SANTURA realizou o Evento Cultura & Arte na Praça, das 17h às 22h, na Praça Silvino Cabral da Nóbrega (Praça da Matriz). Foi um momento de unir as pessoas e talentos culturais, bem como estimular a Feirinha de Artesanato na Praça, gerando renda, para as artesãs.

  1. Leia o link:
    http://www.tvsantaluzia.com/2017/10/santura-lanca-programacao-do-evento.html
  2. Assista vídeo
    https://mail.google.com/mail/u/0/?pli=1#inbox?projector=1

Cultura e Arte na Praça garantiu à população a opção de entretenimento, socialização e qualidade de vida, além de estimular a ocupação da praça com programação gratuita de cultura, arte e lazer.

O Natal Iluminado da cidade de Santa Luzia, também foi um evento inovador, que aconteceu em 16 de dezembro de 2017, das 17h às 22h, na Praça da Matriz.

  1. Assista vídeo
https://m.youtube.com/watch?v=gfzdmZHhNrA
  1. Leia link:
    http://turismoemfoco.com.br/v1/2017/11/17/santa-luzia-tera-natal-iluminado-na-praca-matriz/
  1. Leia link:
    http://www.tvsantaluzia.com/2017/12/natal-iluminado-para-as-familias-de.html
  2. Assista o vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=FpEvAxoO1mc&t=17s

Outro evento realizado pela SANTURA para ficar no calendário da cidade, foi denominado “Páscoa para Todos”. Aconteceu no dia 31 de março de 2018, das 18h às 23h e contou com a participação de: Coral com Músicas de Páscoa, Cinema na Praça – Ressurreição de Jesus, Oficina de Bonecas de Pano, Feira de Artesanato e Comidas, Ceia de Páscoa na Praça. (Mesa para 4 pessoas com um prato salgado, cestinha de pão, uvas e suco de uva). Na decoração, foi construído um tapete pascal de 40 metros, feito com TNT e flores de chita.

A celebração da Páscoa é rica de simbologias. O Círio Pascal (uma vela branca que representa a Luz de Cristo) e o fogo são sinais da presença de Deus! A água representa a purificação e o desejo do Senhor de esquecer nossos pecados e de fazer de nós criaturas novas. Os sinos repicam, para entoar a glória e a ressurreição de Jesus! Páscoa é sinônimo de renascimento, portanto celebra a ressurreição de Cristo e é o dia mais importante para os cristãos. O Coelho da Páscoa é o símbolo da fertilidade e os ovos representam o símbolo de nascimento.

  1. Leia o link:
    https://oconciergeonline.com.br/trade-news/festa-da-pascoa-em-santa-luzia-pb-promete-reflexao-cultura-e-boa-gastronomia/

SANTURA – Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia, realizou no dia 27 de abril, sexta-feira, a partir das 19 horas, no auditório da CDL uma reunião para discutir os festejos juninos 2018.

  1. Leia link:
    http://sertao1.com/2015/?r=site/noticia&id=7574#.XEk11VVKjIU

SANTURA representou Santa Luzia no Lançamento dos Festejos Juninos da Paraíba, no dia 29 de maio de 2018, no Centro Turístico Tambaú, em João Pessoa, uma iniciativa da PBTUR.

  1. Leia Link:
    http://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/pbtur-promove-lancamento-dos-festejos-juninos-dos-municipios-paraibanos.html
  2. https://paraibaonline.com.br/2018/05/governo-lanca-festejos-juninos-da-paraiba-no-centro-turistico-de-tambau/
  3. https://www2.pbagora.com.br/noticia/cultura/20180604081100/municipios-paraibanos-entram-no-clima-das-festas-juninas

Em 08 de junho de 2018 a SANTURA inscreveu o município de  Santa Luzia PB no Mapa dos Festejos Juninos do Brasil – MTUR.

Em junho de 2018, SANTURA também realizou o São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia, com uma rica programação: museu junino, barracas de artesanato e comidas típicas, quadrilhas juninas com a participação da comunidade e turistas, passeio de carroças, muito forró Pé de Serra, concurso do casal de noivos mais criativos, desfile de moda de chita, café da tarde nas calçadas, casamento matuto, coco de roda, concurso do arraial das Famílias: o mais animado e o mais bem decorado.

Uma caravana de oito jornalistas, convidados pela SANTURA, foram conhecer o São João de Santa Luzia e gerar matérias de divulgação

  1. Leia links:
    http://www.conexaoboasnoticias.com.br/sao-joao-de-santa-luzia-uma-licao-de-autenticidade-e-tradicao/
  2. http://www.conexaoboasnoticias.com.br/sao-joao-de-santa-luzia-se-torna-patrimonio-cultural-e-imaterial-da-paraiba/
  3. http://www.portaldolitoralpb.com.br/santa-luzia-mantem-tradicao-do-sao-joao-da-rua-de-baixo-entre-familias-e-amigos/
  4. https://oconciergeonline.com.br/coluna/santa-luzia-pb-recebe-jornalistas-para-festa-do-sao-joao-da-familia-e-dos-amigos/
  5. http://www.conexaoboasnoticias.com.br/tradicao-sao-joao-da-familia-e-dos-amigos-de-santa-luzia/
  6. https://paraibaonline.com.br/saojoao/santa-luzia-mantem-a-tradicao-do-sao-joao-da-rua-de-baixo-entre-familias-e-amigos/
  7. https://revistaedificar.com.br/noticias/santa-luzia-aposta-no-sao-joao-da-familia/
  8. https://revistaedificar.com.br/noticias/santa-luzia-tem-a-arquitetura-do-centro-historico-bem-preservada/
  9. http://rotaculturalpb.blogspot.com/2018/04/santa-luzia-fecha-programacao-do-sao.html
  10. https://www.100fronteiras.com/santa-luzia-cidade-paraibana-que-ensinou-o-brasil-dancar-forro/
  11. http://www.revistafashionnews.com/noticias/detalhe/id/13716
  12. http://turismoemfoco.com.br/v1/2018/06/04/cidade-que-ensinou-o-brasil-a-dancar-forro-mantem-tradicao-dos-festejos-juninos/
  13. http://www.tvsantaluzia.com/2018/06/sao-joao-das-familias-e-dos-amigos-das.html
  14. http://turismoemfoco.com.br/v1/2018/06/22/comeca-sao-joao-das-familias-e-dos-amigos-das-familias-de-santa-luzia/

Em 22 de julho de 2018, SEBRAE apresentou o Projeto de Economia Criativa, na Câmara de Vereadores, em parceria com SANTURA, CDL e Câmara de Vereadores.

  1. Leia link:
    http://www.conexaoboasnoticias.com.br/projeto-de-economia-criativa-nove-municipios-paraibanos-serao-beneficiados/
  2. https://correiodaparaiba.com.br/economia/sebrae-investe-em-projeto-para-transformar-empresas-em-negocios-inovadores/

A primeira oficina de arte urbana foi realizada em Santa Luzia PB, no dia 08 de setembro de 2018. Pela manhã, na sede da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas e à tarde na Praça Padre Jerônimo. Ainda pela manhã foram repassadas as técnicas de pintura de móveis, com spray, uma maneira de inovar as peças do mobiliário, em desuso.

À tarde, foi dedicada para a intervenção da arte urbana, na prática, e de forma coletiva, contribuindo para aflorar o pertencimento e a autoestima da comunidade. A arte urbana é um dos segmentos da economia criativa.

Participaram da oficina cerca de 20 jovens e adultos que têm habilidade para desenho e pintura. O instrutor da oficina de arte urbana foi o artista plástico Jonas Lourenço, com o apoio da Jô Cortez, também artista plástica. O evento foi uma iniciativa do SEBRAE, com o apoio da SANTURA.

  1. Leia link:
    https://paraibaonline.com.br/2018/09/projeto-do-sebrae-leva-oficina-de-arte-urbana-a-cidades-paraibanas/
  2. http://turismoemfoco.com.br/v1/2018/09/13/arte-urbana-deixa-santa-luzia-pb-mais-colorida/
  3. Assista vídeo:
    http://www.tvsantaluzia.com/2018/09/oficina-de-arte-urbana-capacita-mais-de.html?m=1

Considerando a importância do Evento Festival de Turismo de João Pessoa, dias 19 e 20 de outubro de 2018, numa parceria, SANTURA e prefeitura, foi possível promover Santa Luzia como destino turístico cultural, na melhor vitrine do Turismo da região Nordeste.

  1. Leia link:
    https://oconciergeonline.com.br/coluna/santa-luzia-pb-e-destaque-em-evento-realizado-no-centro-de-convencoes-em-joao-pessoa/
  1. http://turismoemfoco.com.br/v1/2018/10/16/roteiro-diferenciado-e-criativo-sera-lancado-no-festival-jpa/

SANTURA lançou roteiro diferenciado, e produziu folheteria específica, para divulgar esse roteiro turístico, no Festival de Turismo de João Pessoa. Foram impressos na gráfica 1.000 panfletos, com arte da design gráfica, Virginia Medeiros, filha de Santa Luzia.

SANTURA também investiu na compra de um stand para expor na 14ª RURALTUR – Feira de Turismo Rural do Brasil, em Areia – PB, de 28 a 30 de novembro de 2018. Fui entrevistada no stand de Santa Luzia, na RURALTUR.

  1. Assista os vídeos:
    https://globoplay.globo.com/v/7202296/
  2. https://globoplay.globo.com/v/7197022/
  3. https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10217412171113830&id=1161267806

SEBRAE em parceria com a SANTURA, prefeitura, CDL e Câmara de Vereadores, e empresários estiveram reunidos para elaborar o Plano de Turismo e Marketing de Santa Luzia PB.
Dia 04 de dezembro das 19h30 às 20h30 e dia 05 de dezembro das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Câmara de Vereadores.

O Plano de Turismo e o Plano de Marketing estabelecem diretrizes para o desenvolvimento do turismo no município. Portanto, é importante priorizar a parceria público-privada, para a efetivação das ações do turismo local, trazendo benefícios sociais e culturais, melhoria da economia local, dinamização do comércio e dos serviços, criação de novas oportunidades de negócios, valorização da história, do artesanato e dos talentos culturais, do município e da região.

  1. Leia link:
    http://turismoemfoco.com.br/v1/2018/11/24/santa-luzia-tera-planos-de-turismo-e-de-marketing-turistico/

Visando gerar receita de forma mais democrática, e com a participação de mais pessoas da população, a SANTURA está viabilizando uma rifa de um Celular Motorola, com 1.000 bilhetes, a R$ 10,00.

SANTURA pagou consultoria para a elaboração de projeto cultural, do São João Tradição em Santa Luzia – 2019, através incentivos fiscais da Lei Rouanet.

SANTURA também contratou serviço contábil, visando orientações necessárias, para a gestão financeira eficaz.

Essas foram as ações, possíveis de serem realizadas, sempre com o apoio financeiro dos empresários, amigos e filhos de Santa Luzia, que desejam o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental do município.

Gratidão à comunidade, aos empresários, ao poder público, à imprensa, à diretoria e aos filiados da SANTURA, que de forma voluntária têm contribuído para os resultados alcançados.

Foram 40 publicações, sobre as ações da SANTURA, veiculadas de forma espontânea, e em mídias sociais, durante esse período de 630 dias, o que proporcionou visibilidade à essa gestão. Nossos agradecimentos à imprensa e aos jornalistas.

Os desafios serão sempre motivação para vencer os obstáculos, sem contudo, perder o foco no propósito maior, de ser exemplo de entidade associativa, participativa e colaborativa, que atua com transparência e ética, criatividade e sustentabilidade, para o bem coletivo.

Esperamos contar com o apoio de todos os amigos e filhos de Santa Luzia, para que em 2109, a SANTURA tenha melhores e maiores resultados, na sua gestão, e que possa atender às expectativas de todos os colaboradores.

É preciso união e colaboração, para que o Plano de Turismo e o Plano de Marketing do Município, possa sair do papel e se tornar realidade.

É preciso ter visão holística, abraçar as oportunidades de desenvolvimento, que surgem no território e somam para alcançar o propósito maior, que nos move e nos une.

Temos o projeto SEBRAE de economia criativa, que certamente, vai gerar grandes oportunidades para os MEI – Micro Empreendedores Individuais, as ME – Microempresas e as EPP – Empresas de Pequeno Porte.

O projeto de Economia Criativa e os Planos de Turismo e Marketing de Santa Luzia, são ações estruturantes que irão contribuir para projetar Santa Luzia, no mercado turístico e cultural, gerando oportunidades e investimentos.

Contamos com todos vocês!!
Obrigada pela confiança!!

Regina Medeiros Amorim
Presidente da SANTURA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *