PBTur faz balanço positivo e aposta nas parcerias para ampliar divulgação da Paraíba

Paraíba

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, apresentou detalhes sobre as ações previstas para serem promovidas durante o ano de 2019 para estatal. O evento, realizado nesta segunda-feira (28), reuniu representantes de João Pessoa, Conde, Bananeiras, Campina Grande, Duas Estradas, Lucena, Araruna e Cabedelo, além de hoteleiros.

Ruth Avelino disse que todo os anos promove esse encontro para repassar informações sobre as novas estratégias elaboradas pela PBTur ao longo dos anos e, ao mesmo tempo, ouvir sugestões que podem ser desenvolvidas em parceria com o trade turístico. A presença de representantes das prefeituras reforça, na opinião da executiva, a importância que vem sendo dada à atividade turística na Paraíba.

“Foi uma reunião importante, porque apresentamos o calendário de eventos que deveremos participar, bem como as ações que serão desenvolvidas, sempre em parceria com as prefeituras e o setor privado, que tem importância vital para o sucesso desse trabalho em conjunto”, explicou Ruth Avelino.

 “Iremos manter nosso foco em trabalhar com as operadoras de turismo, não deixando de participar das feiras e eventos de turismo importantes do Brasil e do exterior”, avisou.

Essas reuniões, que vem sendo realizadas desde 2011, são uma forma de apresentar também um balanço das ações de divulgação, promoção e capacitações desenvolvidas ao longo de 2018. Dados da PBTur apontam que o ‘Destino Paraíba’ foi apresentado à cerca de 3 mil  agentes de viagens de todo o Brasil e do exterior, em ações exclusivas da Paraíba. Em torno de 35 mil pessoas visitaram ou receberam algum tipo de material de divulgação nos estandes da PBTur nas principais feiras e eventos ligados ao turismo.  

Ruth Avelino também destacou o início do voo entre Salvador e João Pessoa operado pela Gol Linhas Aéreas Inteligentes como um dos principais destaques em 2018. A executiva mostrou que houve um incremento significativo na realização de famtours (familiarização turística) com agentes de viagens e operadores brasileiros e estrangeiros.

Entre as operadoras nacionais e sul-americanas foram um total de sete. “Estamos nos referindo às principais operadoras”, explicou. Outro destaque foi o crescimento das vendas de pacotes para a Paraíba nas operadoras Tourmed (184%) e Infinitas (273%), que atuam no mercado argentino.


“O ano passado foi de muitos desafios para quem trabalha com Turismo no Brasil. Foi um ano eleitoral, com normas e leis eleitorais a serem cumpridas. Então, dentro desse quadro geral conseguimos manter um fluxo significativo de turistas para nosso estado o que manteve a hotelaria num quadro positivo, ao contrário do que ocorreu em outros estados. Os números estão aí e mostram que nosso trabalho vem dando resultado”, Ruth Avelino.

Outra ação desenvolvida pela PBTur e que foi apresentada aos representantes do trade paraibano foram os fampress (familiarização turística com a imprensa). “Desde que assumimos em 2011, trabalhamos no sentido de incentivar a mídia espontânea, isto é, trazer jornalistas e blogueiros para conhecerem pessoalmente nossos principais roteiros turísticos. Fizemos convites pontuais e os resultados são satisfatórios, mas nesse ano vamos ampliar esses convites e os primeiros jornalistas já chegam agora em fevereiro”, explicou a executiva paraibana.

Fábio Cardoso, com assessoria de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *