FAB diz que arremetida de avião da Gol em Fernando de Noronha um procedimento normal

Aviação

A Força Aérea Brasileira informou nesta segunda-feira (18), que o procedimento de arremetida ocorrido no Aeroporto de Fernando de Noronha (PE) na manhã de domingo (17) ocorreu dentro dos padrões de segurança das regras de tráfego aéreo. “A situação foi classificada como normal”, diz a FAB em um comunicado. “As aeronaves estavam em coordenação via rádio e não houve risco nenhum aos envolvidos no caso”.

Na manhã de domingo passado, a cena de um avião da Gol Linhas Aéreas se aproximando da pista do aeroporto para pousar e, ao mesmo tempo, um outro da Azul Linhas Aéreas Inteligentes se preparando para decolar assustou as pessoas que estavam no equipamento. A cena foi filmada por funcionários do aeroporto.

Ainda de acordo com a FAB, é “importante esclarecer que o serviço de tráfego aéreo presto no local é o de Serviço de Informação de voo. Nesta modalidade, o operador de estação aeronáutica fornece às aeronaves todas as informações necessárias à operação segura, a fim de que o piloto decida, em qualquer fase do voo, qual o procedimento será utilizado e inclusive em qual pista irá realizar a decolagem ou pouso”.

Fábio Cardoso

1 thought on “FAB diz que arremetida de avião da Gol em Fernando de Noronha um procedimento normal

  1. Normal seria uma boa coordenação entre as duas aeronaves com base na informação prestada pelo serviço de informação da rádio Noronha.
    O que houve pode ser classificado como “QUASE ACIDENTE”se aberto uma investigação pelo SIPAER.
    O piloto da Gol tem a prioridade e ao coordenar com o da Azul deve ter informado estar na “final para pouso” o que por certo faria o avião da Azul manter-se no ponto de espera, aguardando a liberação da pista em uso.
    Tudo está gravado, precisa ser investigado pois normal é uma boa coordenação !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *