Revista americana diz que encontrou cidade “mais bonita do Brasil”

Brasil

Embora o Brasil seja um destino turístico reconhecido por sua grande extensão litorânea, o País abriga regiões de grande referência histórica. É o caso da cidade de Tiradentes, que, de acordo com a revista norte-americana Departures, é a “mais bonita do Brasil”. Localizada a menos de 200 km da capital do estado, Belo Horizonte, a charmosa cidade mineira atrai visitantes que podem conferir as diversas atrações e as opções de passeios para os mais variados gostos.

A matéria apresenta dados históricos da região e destaca a arquitetura barroca da cidade. Além disso, a revista sugere que “se você estiver planejando uma visita, planeje para agosto, quando pode experimentar o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que reúne chefs do Brasil e do mundo todo que dão aulas de culinária, apresenta jantares e restaurantes”.

“A história do Brasil é rica, abrangente e repleta de diversidade. A cultura é uma das principais marcas de identificação do País no mundo, como apontam diversas pesquisas realizadas no exterior pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Esse registro do veículo norte-americano é uma grande oportunidade para apresentar ao mundo uma série de produtos turísticos para além do Brasil ‘Sol e Praia’. Nós, da Embratur, entendemos a importância e valorizamos o segmento turístico cultural na diversificação da oferta brasileira no mercado internacional”, destaca a presidente do Instituto, Teté Bezerra.

Nascida aos pés da Serra de São José, a cidade era apenas um rico arraial minerador no começo do século XVIII. Em 1718, passou a ser Vila São José, em homenagem ao então príncipe português D. José I. Com a proclamação da República, o município passou a se chamar Tiradentes, nome do mártir da Inconfidência Mineira (uma tentativa de emancipação de Minas Gerais, em 1789), nascido na região e que morreu lutando contra a monarquia.

Quando o ouro se tornou escasso nas redondezas, a cidade perdeu relevância, sendo redescoberta na década de 1970. Excepcionalmente preservado graças ao baixo movimento durante muitas décadas, o conjunto arquitetônico barroco de Tiradentes reúne joias como o encantador Chafariz de São José, construído em 1749 para abastecer a cidade de água potável e em funcionamento até hoje.

Foto: Pedro Vilela/MTur

Patrimônio Cultural

Em sua rica história, o Brasil carrega registros arqueológicos, ruínas e construções que impressionam não só pela beleza como pela importância cultural e social. O País abriga 14 Patrimônios Históricos e Culturais da Humanidade brasileiros que foram tombados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com quatro patrimônios históricos, Minas Gerais é o estado com a maior quantidade de honrarias. O site da Unesco traz mais detalhes sobre cada um dos sítios do Patrimônio Mundial no Brasil.

Confira a matéria no site da revista norte-americana clicando aqui.

Assessoria de Imprensa

1 thought on “Revista americana diz que encontrou cidade “mais bonita do Brasil”

  1. Sempre tive vontade de conhecer Tiradentes, mas não tive oportunidade. Hj, não sei… será que tem alguma barragem por lá? Prefiro não arriscar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *