Porto de Cabedelo terá Plano Mestre para atrair investimentos internacionais

Paraíba

O Governo da Paraíba está preparando um Masterplan (Plano Mestre) para receber investimentos externos para melhoria da infraestrutura do Porto de Cabedelo, que envolve diretamente as cidade de Cabedelo e Lucena, no litoral norte do estado. Em abril, estará desembarcando na Paraíba um grupo de investidores americanos e chineses no sentido de iniciar as negociações para investimentos em diversas áreas do porto e seu entorno. Esse documento também será utilizado em eventos internacionais e novas reuniões de negócios com investidores.

Nesta quarta-feira (20), na sede da Companhia Docas da Paraíba, houve a primeira reunião da base econômica do Governo, com a participação de representantes de secretarias estaduais e das prefeituras de Cabedelo e Lucena debateu a criação de um Plano Mestre.

O encontro foi articulado pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Waldson Souza, que enfatizou que esse é também um pedido do próprio governador João Azevêdo. “Ele pediu empenho máximo e estamos aqui para pensar o Porto e também toda a região, que será amplamente beneficiada com infraestrutura, empregos e vários outros avanços”, afirmou.

Segundo a presidente da Companhia Docas-PB,  Gilmara Temóteo, já existe um Masterplan interno, que prevê investimentos no Porto de Cabedelo pelos próximos 30 anos. “O que estamos buscando é identificar conquistas, oportunidades e potencialidades no Porto e em toda a região, para um grande plano mestre voltado para empreendedores, principalmente internacionais”, explicou a executiva.

Na avaliação do núcleo econômico, a reunião funcionou como uma oficina de trabalho, na qual os diversos representantes sugeriram a linha inicial de ação para que o Plano Mestre seja criado e apresentado em abril aos investidores. Uma versão final e ampliada está prevista para setembro.

Como o Masterplan agrega informações de diversas pastas, estiveram presentes na reunião a vice-governadora Lígia Feliciano e representantes das secretarias de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Planejamento, Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia. Além de membros da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), o prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, e representantes da Prefeitura de Lucena.

Redação com Secom Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *