Campina Grande uma das três primeiras cidades a receber o Cidades do Futuro

Paraíba

Com o objetivo de levar os benefícios do pagamento eletrônico, tais como segurança, maior formalização da economia, eficiência e conveniência a mais cidades brasileiras, a Visa apresenta o Programa Cidades do Futuro. A iniciativa é um trabalho em conjunto com parceiros e clientes, como emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais, para incentivar o uso dos meios eletrônicos de pagamento em locais onde ainda predomina o uso do dinheiro em papel, buscando o desenvolvimento local. As três cidades escolhidas para iniciar o Programa são Maringá (PR), Belém (PA) e Campina Grande (PB).

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs), em 2017 os pagamentos eletrônicos, seja crédito, débito ou pré-pago, representaram 32,6% do consumo das famílias do País, ou seja, o brasileiro utiliza o dinheiro em papel na maioria de suas compras. A diferença é maior se a análise for feita regionalmente. No primeiro trimestre de 2018, 61,8% de todas as transações eletrônicas aconteceram no Sudeste, enquanto que 10,6% foram realizadas no Nordeste e apenas 4,3% na região Norte.

“É importante ressaltar que se trata de um programa inclusivo e a receptividade tem sido muito grande, pois os benefícios são claros para todos, pessoas, empresas e governo. Vamos trabalhar de forma mais localizada para incluir digitalmente e financeiramente a população dessas cidades de maneira exponencial. E acredito que as melhorias não serão apenas ligadas a tecnologia de pagamento.

Testemunharemos, por meio do Cidades do Futuro, a evolução também dos transportes, da segurança pública, da educação financeira e da qualidade de vida das pessoas”, conta Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil.

Esses benefícios ficam evidentes no estudo independente encomendado pela Visa à Roubini ThoughtLab, “Cidades sem dinheiro em espécie: Compreendendo os benefícios dos pagamentos digitais”. A análise mostra o impacto econômico do crescente uso de pagamentos digitais em diferentes cidades do mundo. Para se ter uma ideia, utilizando a metodologia do estudo, estima-se que o aumento no uso de meios eletrônicos de pagamento poderia gerar um benefício líquido em Maringá, Belém e Campina Grande, de até R$ 4 bilhões* por ano, quando consideradas em conjunto.

As cidades foram escolhidas por serem importantes centros regionais de desenvolvimento, com forte interesse em inovação, tecnologia e empreendedorismo, além de apresentarem uma forte penetração do dinheiro em espécie. O Programa Cidades do Futuro promoverá uma série de atividades lideradas pela Visa e parceiros, como hackathons, promoções de incentivo ao pagamento eletrônico, ações de educação financeira para a comunidade empreendedora, entre outras ações.

Um dos exemplos é a inclusão de uma ONG de cada um dos municípios dentro do Visa Causas – projeto no qual a Visa faz uma doação a cada pagamento realizado com cartão cadastrado para uma instituição ou causa que o portador escolher.

“Iniciamos com uma extensa campanha reforçando os benefícios do pagamento eletrônico e para apresentar o Programa Cidades do Futuro. Nossa expectativa é estarmos presentes nos principais meios de comunicação, nas agências bancárias, no mundo digital, outdoor, e o que for mais relevante para aquela localidade. Além disso, estamos muito atentos à importância de deixar um legado para as cidades, por isso, vamos investir tanto em educação, quanto em projetos voltados ao desenvolvimento dos pagamentos eletrônicos nos transportes públicos e no cenário tecnológico da região”, explica Eduardo Barreto, vice-presidente da Visa do Brasil. “Começamos o programa nessas três cidades, mas a ideia é levá-lo para outras regiões”.

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *