Gramado: na terra do chocolate também tem Carnaval

Carnaval 2019

O Carnaval em Gramado será de intensa movimentação turística. O SindTur Serra Gaúcha estima uma taxa de ocupação de 85% durante o feriadão. Conforme o presidente da entidade, Fernando Boscardin, faz cinco anos que o Carnaval tem sido marcado como uma boa data para o setor turístico. “Novamente o movimento deve ser muito bom. Os hotéis estão com 85% de ocupação. Continuam fazendo reservas, mas muitos não têm mais vaga. O Carnaval, de alguma maneira, vai ajudar a salvar o mês de fevereiro, que foi muito fraco”, acredita.

Segundo Boscardin, são dois públicos distintos de turistas que visitam Gramado no período. “Temos aquele turista que quer fugir do tumulto do Carnaval, que não gosta das festas de rua de destinos carnavalescos tradicionais. No entanto, recebemos também um público que gosta de um Carnaval mais familiar”, afirma Boscardin.

Conforme o empresário, contribui para o clima de tranquilidade a programação dos bailes, que ocorrem sexta, sábado e domingo. “Mesmo os turistas que buscam diversão, podem recuperar depois do evento e curtir o que a cidade oferece de melhor em hotelaria, gastronomia e parques temáticos”, diz.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Allan John Lino, o conceito do Carnaval 2019 foi planejado para resgatar a tradição das festas familiares realizadas em Gramado na década de 1920. “O Carnaval é feito para o povo e a participação dos blocos é fundamental para alegrar as noites daqueles que aqui vem nos prestigiar e se divertir. Historicamente, o Carnaval de Gramado é uma festa familiar, que mistura todas as raças e classes”, comenta o secretário municipal de Cultura, Allan John Lino.

Gramado Fantasia terá trio elétrico, escola de samba e blocos

O Carnaval de Gramado terá um formato totalmente revitalizado. Com realização da Secretaria de Cultura de Gramado e produção da Blue Show, o 23° Gramado Fantasia terá duas noites de folia no Centro de Eventos ExpoGramado. Os bailes ocorrem na sexta, 1°, e domingo, 3. O roteiro será completado com o tradicional baile da Sociedade Recreio Gramadense na noite de sábado, 2.

Nos moldes do Carnaval da Bahia, um trio elétrico vai animar as duas noites no Expo. Outra grande novidade do maior Carnaval da região será a apresentação da Escola de Samba Império do Sol, de São Leopoldo, na abertura do evento. Serão cerca de 150 componentes, entre passistas, bateria, mestre-sala e porta-bandeira, mostrando a essência da folia do Momo. Depois, a animação do baile fica por conta da banda Vem Namorah.

No baile de domingo, a festa contará com apresentação dos blocos de Gramado. O bloco dos Velhinhos, o 100 Juízo e o Rebloco são atrações confirmadas com suas baterias e irreverência. Para animar a festa, a consagrada Cia Show.

Já a Sociedade Recreio Gramadense, traz o melhor do Carnaval de salão de Gramado na noite de sábado, 2. Os blocos locais estão confirmados no evento. O baile terá animação da banda Fama Festa Show.


Fabiana de Oliveira Araújo, a Fabi, 40 anos, aceitou o convite e será a Rainha do 23° Gramado Fantasia 2019.

Fabi Araújo é a Rainha do Gramado Fantasia

Fabiana de Oliveira Araújo, a Fabi, 40 anos, aceitou o convite e será a Rainha do 23° Gramado Fantasia 2019. O compromisso de comandar as duas noites de desfiles no ExpoGramado, na sexta (1°) e no domingo (3), não assusta a carnavalesca. Afinal, samba no pé ela tem desde a década de 1990. Ela foi rainha do Carnaval de Gramado em 2005. “Eu comecei no Carnaval em 1993. Desfilei com a Estado Maior da Restinga no grupo especial de Porto Alegre. Em 1995, participei pela primeira vez do Carnaval de Gramado”, recorda.

Fabi conhece bem o Carnaval gramadense. Seu primeiro bloco foi o Quereu Bebeu. Também foi rainha da bateria do bloco Diz Meu Cafézinho. Depois, ingressou no Quis Um Gole e foi coroada Rainha do Gramado Fantasia. Para o evento continuar resgatando sua magia, Fabi defende a união dos componentes de blocos. “O Carnaval não é apenas uma vez por ano. Deve ser preparado o ano inteiro. Com a união dos blocos, é possível a volta do melhor Carnaval de salão de Gramado”, conclui.

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *