João Pessoa sediará Seminário Internacional de Economia Criativa

Eventos

João Pessoa irá sedia no dia 28 de março o Seminário Internacional de Economia Criativa, no Centro de Convenções. O evento acontece das 8h às 12h e 14h às 17h. Pela primeira vez o Sebrae na Paraíba está atuando com um Projeto de Economia Criativa. Dentre os princípios da economia criativa brasileira destacam-se a diversidade cultural, a inovação, a sustentabilidade e a inclusão social, Valor da Inscrição: R$ 80 (estudante pagará 50% do valor), à vista ou no cartão de crédito.

Segundo a gestora de Turismo do Sebrae-PB e coordenadora do evento, Regina Amorim, a economia criativa faz parte das novas economias e, por isso, “é prioridade do Sebrae disseminar e alinhar esse conhecimento junto aos empreendedores, empresários, imprensa, entidades parceiras, instituições de ensino superior e entidades de classe empresarial.”

O Seminário Internacional de Economia Criativa tem o propósito de expor estratégias, compartilhar tendências e apresentar resultados práticos, utilizados em outros países. O Seminário irá promover uma grande oportunidade para aprofundar conceitos, conhecer ferramentas, cases e ampliar o entendimento sobre o tema.

Regina Amorim destaca que a economia criativa como “fonte de desenvolvimento econômico sustentável, contribui para a relação entre os setores criativos e a economia, além de destacar o impacto das cadeias produtivas da cultura e o impulso do empreendedorismo criativo, em todos os países.”

Dados indicam que o comércio mundial de bens e serviços deve movimentar 6 trilhões de dólares, até 2020. “A economia criativa é cada vez mais importante, na medida em que as economias mundiais se tornam cada vez mais competitivas e produtivas. A capacidade de se reinventar é um dos fatores de vantagem competitiva.”

Segundo dados da ONU, a economia criativa é responsável por 10% do PIB mundial, portanto a grande estratégia do século XXI.


“A economia criativa movimenta todos os profissionais que atuam em áreas criativas e setores culturais, como artes plásticas, audiovisual, teatro, música, circo, literatura, cinema, games, websites, arquitetura, moda, gastronomia, museus, patrimônio cultural e natural.”. Regina Amorim.

As indústrias criativas já têm crescimento maior que o crescimento mundial (Ernest & Young 2015). Estudo da Mekinsey prevê que metade das atividades laborais serão automatizadas até 2030, por tecnologias já conhecidas.

Objetivo geral

Disseminar conhecimentos sobre as novas perspectivas do empreendedorismo, da produção independente, as novas formas de pensar fora da caixa e possibilitar o compartilhamento de estratégias de atuação, superação e sustentabilidade em outros países.

Público do seminário

Empreendedores, empresários, imprensa, entidades parceiras, instituições de ensino superior e entidades de classe empresarial, profissionais que atuam em áreas criativas e setores culturais, como artes plásticas, audiovisual, teatro, música, circo, literatura, cinema, games, websites, arquitetura, moda, gastronomia, museus, patrimônio cultural e natural.

Programação

Dia 28 de março
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Painel: Criatividade e Inovação como Diferencial Competitivo
Palestrante: Lala Deheinzelin
10h20 – Creative Coffee
10h30 – Painel: Lisboa Criativa – Estratégia da Câmara Municipal de Lisboa de apoio à criatividade na Cidade.
Palestrante: Bernardo Gaieiras – Diretor Executivo do Mouraria Creative Hub. Câmara Municipal de Lisboa – Direção Municipal de Economia e Inovação. Lisboa – Portugal.
11h20 – Painel: João Pessoa – Cidade Sustentável e Criativa.
Palestrante: Luciano Cartaxo – Prefeito de João Pessoa
14h – Painel: O Futuro dos Eventos
Palestrante: Barbara Maussier – Roma – Itália
15h – Painel: Porto Digital do Recife – Atuação nas áreas de tecnologia da informação e comunicação e economia criativa.
Palestrante:
15h50 – Painel: Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa – SEBRAE São Paulo – SP.
17h – Encerramento
(*) Governo do Estado e Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *