Presidente da Embratur visita Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados

Brasil

A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra esteve, na tarde desta quarta-feira (20), na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados para uma visita de cortesia a convite do novo presidente da CTur, deputado Newton Cardoso Junior (MDB-MG), eleito para o exercício de 2019. No encontro, a presidente destacou as pautas referentes ao setor que tramitam na Casa, entre elas, a transformação da Embratur em agência.   

Segundo Teté Bezerra, a parceria dos Poderes Executivo e Legislativo é fundamental para o incremento do turismo no Brasil, já que tramitam no Congresso Nacional demandas urgentes contendo mudanças estruturantes para o desenvolvimento da atividade no país. 

“O turismo pode contribuir decisivamente tanto no âmbito econômico, quanto social com a geração de empregos e entrada de divisas internacionais. Países, como Portugal, enfrentaram e superaram crises ao priorizar o turismo. A sensibilização do Congresso Nacional é essencial para o avanço do turismo brasileiro”, destacou.

Além do PL 7425/2017, que autoriza o Poder Executivo federal a instituir a Agência Brasileira de Promoção do Turismo (Embratur), tramitam atualmente no Congresso importantes reivindicações do setor. Entre elas, a abertura do capital estrangeiro nas empresas aéreas nacionais e a atualização da Lei Geral de Turismo, marco regulatório do setor.

Presente também à reunião nesta quarta-feira, o presidente da Frentur (Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo), o deputado Herculano Passos, lembrou que as matérias do turismo contam com apoio dos parlamentares da frente e estão na pauta de votação do plenário desta semana.

O presidente da CTur acredita que a aproximação da comissão com a Embratur é importante para troca de informações sobre as ações de promoção internacional do Brasil no exterior. O deputado Newton Cardoso Júnior convidou a presidente Teté Bezerra para uma audiência pública na comissão para apresentar o projeto de mudança no modelo de gestão do instituto, com a transformação da autarquia em agência, o cenário atual do mercado de promoção turística internacional e o planejamento de 2019.

O requerimento para realização da audiência deverá ser protocolado pelo deputado Herculano Passos. Participaram também da reunião na sala da CTur, em Brasília, a deputada Magda Mofatto e os deputados Vermelho, Aj Albuquerque, Paulo Guedes e José Nunes.

Assessoria de Comunicação da Embratur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *