Domingo é dia de recolher o lixo que produzimos e deixamos na praia

Cotidiano Destaque

Neste domingo (24), ocorrerá na praia do Cabo Branco em João Pessoa uma ação coletiva promovida pelo Laboratório de Ecologia Aplicada e Conservação da UFPB em comemoração ao Dia Mundial da Água. Essa atividade busca sensibilizar e dialogar com a sociedade sobre a importância em se preservar os recursos hídricos e os oceanos.

Através de um simples ato, como o de recolher o lixo que produzimos e deixamos na praia, esperamos que as pessoas reflitam para além do destino e os impactos causados à nossa vida e ao meio ambiente pelo descarte indevido de canudos, garrafas, sacolas e outros resíduos, mas também que se sintam como agentes participativos na construção de uma cidade mais orgânica cobrando do poder público a criação e execução instrumentos normativos que orientem o uso das áreas e recursos.

Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data de 22 de março como sendo o Dia Internacional da Água, com o objetivo de levar à reflexão e conscientização sobre a importância da água e sobre formas de utilizá-la de modo mais racional. Neste ano de 2019, o tema da campanha mundial é Água para Todos.

O acesso à água e ao saneamento é reconhecido internacionalmente como um direito básico humano. Contudo, mais de 2,1 bilhões de pessoas no mundo ainda não têm acesso a água potável. No Brasil, cerca de 35 milhões de pessoas não tem esse acesso. Os principais motivos desses números impactantes são a pouca atenção dada pelas autoridades e os baixos investimentos feitos pelo poder público ao longo das últimas décadas.

A água é um elemento essencial ao desenvolvimento sustentável. Os recursos hídricos e a gama de serviços que eles fornecem, desempenham um papel fundamental na redução da pobreza, crescimento econômico e sustentabilidade ambiental. A água promove o bem-estar da população e o crescimento inclusivo, tendo um impacto positivo na vida de bilhões de pessoas, influenciando assim questões que afetam a segurança alimentar e energética, a saúde humana e o meio ambiente.

Programação do evento:

8h – Concentração no Busto de Tamandaré, João Pessoa
9h – Conversa com o publico seguida da mobilização para limpeza da Praia do Cabo Branco
10h30 – Triagem e pesagem do material
10:45 – Fala final e encerramento

Informações: instagram.com/leac.ufpb / leac.ufpb@gmail.com

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *