“A Peleja do Fute” será apresentado nesta terça-feira no Centro Cultural Parque Casa da Pólvora

Eventos Culturais

O Centro Cultural Parque Casa da Pólvora recebe, nesta terça-feira (26), às 20h, o espetáculo “A Peleja do Fute”, do grupo Bigorna, com direção de Fernando Teixeira. A apresentação é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio de sua Fundação Cultural (Funjope) e integra a programação do AnimaCentro. A entrada é gratuita.

Adaptação do conto ‘A Igreja do Diabo’, de Machado de Assis, o espetáculo, no formato de cordel, se desenvolve a partir da ideia do Futede criar sua própria igreja. Para isso, decide ir ao céu falar com Deus sobre seu desejo. Deus o escuta e o libera para fazer o que desejar. Depois desse encontro, o Fute desce a terra e inicia sua peregrinação.

A montagem é inspirada no movimento Armorial, onde os elementos principais são alguns momentos dos folguedos populares, como: Cavalo Marinho, com a dança dos arcos, o pastoril, com a Diana, e o Velho Faceta, com as pelejas de violas e a ciranda. A cenografia é feita com estandartes que representam cada um desses folguedos.

Com direção e adaptação de Fernando Teixeira, “A Peleja do Fute” tem no elenco Wladimir Santiago, como o Fute, Fabíola Morais, como Catirina, e Evaldo Souza, como João Grilo. A criação da luz, execução da luz e a sonoplastia é de Junior Maciel. A trilha sonora é de Alice Lumi e Fernando Pintassilgo. A produção é de Flávio Freitas

O projeto – O Pólvora Cultural faz parte do AnimaCentro, que tem como objetivo ocupar os espaços históricos revitalizados pela atual gestão com uma programação cultural diversificada no Parque da Lagoa, Praça da Independência, Hotel Globo, Praça Rio Branco, Pavilhão do Chá, Centro Cultural Casa da Pólvora, Casarão 34 e Praça Anthenor Navarro.

Secom João Pessoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *