Programa Primeira Chance é apresentado ao trade turístico paraibano

Destaque Paraíba
Anúncios

O governador da Paraíba, João Azevêdo, afirmou em suas primeiras entrevistas após a eleição, no ano passado, que iria priorizar o ensino público profissionalizante e citou o Programa Primeira Chance, que prepara jovens aprendizes para o mercado de trabalho, por meio de uma grade curricular específica nas escolas técnicas estaduais.

Nesta segunda-feira (25) esse projeto começou a dar os primeiros passos. O secretário estadual de Educação, Aléssio Trindade, se reuniu com representantes da ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba), PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e ATCC (Associação Turística da Costa do Conde) para iniciar o processo de implantação dentro da cadeia produtiva do turismo.

Na reunião, ficou definido que haverá um direcionamento do projeto de inclusão de estagiários de tempo integral voltado para as atividades relacionadas com o turismo, com as empresas do setor admitindo como o primeiro emprego os jovens aprendizes.

Segundo Samir Youssef, vice-presidente da ABIH-PB, a reunião foi de fundamental importância para o estreitamento de laços entre o setor produtivo com as escolas técnicas, contribuindo com a formação profissional dos jovens. Youssef afirmou que será criada uma plataforma para divulgar as vagas disponíveis conectando com os jovens que têm o perfil para determinadas atividade dentro da hotelaria. “Não sabemos ainda quantas vagas serão criadas e participarão os hotéis associados”, pontuou o dirigente.

“Saímos muito entusiasmado com o programa estruturado pela Secretaria de Educação, onde a base curricular contempla o fazer (parte prática), com a parte teórica e ambos orientados pelo “projeto de vida” do aprendiz”, ressaltou Youssef. “Outro ponto a ser destacado é o sistema de sala de aula invertido, onde o conhecimento é construído com base na experiência orientada pelo “projeto de vida” do aluno, facilitado juntamente com professor, que atua como facilitador nesse processo de desenvolvimento da carreira do jovem. Por sua vez, as empresas têm o papel de contribuir com formação dos mesmos, a partir do treinamento e delegação de responsabilidades para os jovens’.  

Reunião contou com a presença de representantes da ABIH-PB, Abrasel, PBTur e ATCC

Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.