João Pessoa sediará Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo

Destaque Eventos

Na última semana de abril de 2019, a capital paraibana João Pessoa receberá os principais nomes associados às discussões pelo direito à cidade. Estudantes, pesquisadores, profissionais, intelectuais e ativistas de todo o Brasil participarão da Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo do IESP Faculdades (SAAU’19), que neste ano integrará à sua programação um dos mais importantes eventos do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O evento acontecerá no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, cedido em parceria pela Fundação Espaço Cultural (FUNESC), do Governo do Estado da Paraíba.

A SAAU’19 será organizada em conjunto com o departamento paraibano do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB.pb) e com a rede nacional BR Cidades. A programação geral do evento terá mesas redondas de debate pela manhã, mostra de pesquisas à tarde e palestras especiais à noite. Paralelamente, entre os dias 22 e 25 de abril, filmes temáticos sobre a questão da moradia integrarão o ciclo de cinema Cine SAAU BR Cidades. Já entre os dias 24 e 27 de abril, será realizada a 156ª Reunião Nacional do Conselho Superior do IAB. A programação completa pode ser vista no site http://saau19.iesp.edu.br.

Palestras especiais

A abertura oficial do evento ficará a cargo da geógrafa e professora da UNICAMP Arlete Moysés Rodrigues, na segunda-feira 22 de abril. Na terça-feira, dia 23, a arquiteta e urbanista carioca Tainá de Paula falará sobre cidade, espaço e democracia, costurando questões étnico-raciais nos espaço públicos. Entre os dias 24, 25 e 26 de abril, as palestras serão protagonizadas por membros do Conselho Superior e de Diretorias do IAB, entre eles, Cláudia Pires (MG) e Demetre Anastassakis (RJ), na quarta; Tiago Holzmann (RS), na quinta; e Nivaldo Andrade (BA) e Sérgio Magalhães (RJ), na sexta. Essas atividades acontecerão a partir das 19h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural.

Cine SAAU BR Cidades

Um destaque da programação deste ano é o ciclo de cinema independente pelo direito à cidade, o Cine SAAU BR Cidades. A programação contará com cinco filmes documentários sobre a produção de moradia no Brasil e sobre experiências de ocupação nas cidades. A abertura do ciclo será com o filme Era o Hotel Cambridge, da diretora Eliane Caffé. Após as exibições haverá debate com pessoas convidadas. As sessões acontecerão das 14h às 17h, no Cine Bangüê, com entrada franca.

Mesas redondas

Uma das atividades mais importantes das mesas redondas será o encontro do Movimento Ocupe Estelita, de Recife, com o movimento Porto do Capim em Ação, de João Pessoa. Serão discutidos os processos que levaram ao surgimento desses coletivos e a sua importância para o cenário das resistências contra o avanço do capital especulativo imobiliário. Em outros dias, serão abordados os campos de atuação profissional em arquitetura e urbanismo e as experiências de Assistência Técnica que vem sendo desenvolvidas no município de Conde, na região metropolitana de João Pessoa. As mesas redondas acontecerão a partir das 09h no mezanino do Espaço Cultural.

Sessão de Pesquisas e Mostra de TCC (SPMTCC)

A segunda edição da SPMTCC da SAAU contará com 30 apresentações de trabalhos sobre o tema da habitação e questões de moradia no Brasil. O cronograma das apresentações está distribuído entre os dias 22 e 25 de abril e ocorrerá no turno da tarde. O resultado da seleção de artigos está sendo sistematizada e se transformará em livro.

As pessoas interessadas em participar do evento podem se inscrever pelo site http://saau19.iesp.edu.br

Arch Daily

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *