Degustando o Brasil reúne a nata da gastronomia brasileira em João Pessoa

Destaque Eventos Paraíba

O projeto gastronômico ‘Degustando o Brasil’  começou nesta quinta-feira (11) em grande estilo. Para um público de convidados, o Chef Cumpade João deu boas-vindas ao evento fazendo justamente o que pede o evento, misturando insumos da diversidade gastronômica brasileira e fazendo um dos seus pratos mais aplaudidos pela crítica especializada, o ‘Baião baião, do Litoral ao Sertão’.

O ‘Degustando o Brasil’ é um evento que vai reunir até domingo (14) um seleto elenco de chefs de cozinha reconhecidos no mundo da alta gastronomia. Um deles, o maranhense Junior Ayoub, ajudou o Cumpade João nas boas-vindas do evento e, em alguns momentos, roubou a cena revelando alguns produtos do Maranhão que são extraídos por meio de projetos sociais em comunidades sem acesso a quase nada. “Não têm nem farinha de trigo para fazer pão”, disse, emocionado.

Cumpade João e Ayoub formaram uma dupla perfeita na produção do prato, assim como nas informações prestadas ao público presente, muitos deles jornalistas especialmente convidados.  O chef paraibano explicou que a gastronomia vive de experiência e que o conhecimento é um fator primordial para descobrir novos pratos, novas receitas.

Cumpade João apresenta o prato ‘Baião baião do Litoral ao Sertão’

O ‘Baião baião, do Litoral ao Sertão’ é bem isso, mistura de insumos naturais de várias regiões da Paraíba, como os frutos do mar do Litoral, misturados com o leite de coco do Brejo, misturados com a carne de sol, arroz vermelho, queijo e até a banana da terra regiões afora. O prato teve a participação de Ayoub, que complementou com mechilhões.

O ‘Degustando o Brasil’ está sendo realizado no Manaíra Shopping, em João Pessoa. Nessa sexta-feira (12) as aulas começam a partir das 13g, com a chef Caral Silva, que apresnetará o prato do mangue ao sertão, o sabor e a cultura se encontram no prato’. Em seguida, sobem na cozinha-palco Karla Cruz & Wagner Gomes, que apresentarão o prato ‘Arroz de cabrito flambado na tiquira e farofa de jabiraca’.

O destaque do dia serão os chefs Onildo Rocha, da Paraíba, que apresentará o prato ‘Tartar de carne de sol com tapioca’, a partir das 18h30, e Jimmy Mcmanis (Ogro), chef que trabalha no programa Ana Maria Braga com um quadro de culinária. A apresentação do prato e debate estão previstos para acontecer a partir das 19h55.

Junior Ayoub, com o prato ‘Arroz de cuxá com frutos do mar frescos’ se apresenta neste domingo

Programação

Sábado – Dia 13

13h às 14h – Moisés Araújo –  Paraíba e Maranhão, um brinde à cultura

14h25 às 15h25 – Patty Toldi – Maxixada de camarão asiática

15h45 às 16h45 – Marcílio Cavalcante & Thiago Gomes

17h05 às 18h05 – Warwick Trinta – Arroz de Batipuru

18h30 às 19h30 – Thiago Chiericatti – Chocolate em texturas

19h55 às 21h – Danilelle Dahoui & Renato Valadares – Rubacão à la Secos & Molhados – Terra e Mar

Domingo  – Dia 14

13h às 14h – Leandro Ricardo – Camarão ao molho de tamarindo e leite de coco

14h25 às 15h25 – João Trindade

15h45 às 16h45 – Cumpade João – Baião baião, do litoral ao Sertão

17h05 às 18h05 – Junior Ayoub – Arroz de cuxá com frutos do mar frescos

18h30 às 19h30 – Mônica Rangel – Tropeiro dos mares de João Pessoa

19h55 às 21h – Guga Rocha – Arroz, mariscos, mocotó e vinagreira

https://youtu.be/OBHfqcaASKM

Fábio Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *