Fortaleza de Santa Catarina se torna Palestina para encenação da Paixão de Cristo

Destaque Eventos Culturais

Nos dias 19, 20 e 21 de abril deste ano, às 20h30, na Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, será encenada “A Paixão de Cristo”, o maior e mais tradicional espetáculo religioso do Estado da Paraíba, apresentado pelo Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa – GTAAB. A entrada será um quilo de alimento não perecível que o público deverá entregar na portaria à equipe de acolhimento do espetáculo. Os produtos recebidos serão distribuídos a famílias carentes assistidas por grupos religiosos da comunidade católica de Cabedelo.

Na sua 40ª edição, o espetáculo leva o espectador para uma viagem no tempo cujo destino é a Palestina contemporânea à época em que Jesus esteve ensinando à humanidade o caminho para uma vida plena de paz e amor. Elaborado a partir dos Evangelhos Sagrados, o texto é fruto de uma profunda pesquisa teológica, realizada por seu autor, o dramaturgo Tadeu Patrício, que também dirige o espetáculo desde 1985 e atua no papel de João Batista.

            O espetáculo conta com quatro atos e 58 cenas, que contam a história de Jesus Cristo das profecias sobre sua vinda ao mundo, a vida pública de Jesus com os milagres e ensinamentos, seu sofrimento, paixão e morte na cruz, e finalmente, o quatro ato conta a história da sua ressurreição e ascensão aos céus. Este tradicional espetáculo também é o mais querido pelo público cabedelense que durante a encenação, às vezes, recita as falas dos atores no palco, tamanho é o carinho da população por este espetáculo.

            A grande novidade deste ano é a estréia do ator Douglas Oliveira no papel de Jesus Cristo, além da garra e determinação do GTAAB e seu elenco no fazer teatral e dificuldades em produzir cultura popular nesse município. Para Douglas, interpretar o Cristo é ao mesmo tempo um desafio e uma honra, uma vez que este ator foi formado dentro do GTAAB, vivendo os mais diversos papéis nesse espetáculo ao longo de mais de dez anos de experiência no grupo.

            Para a realização do espetáculo, são montados vários cenários: A Santa Ceia, o Palácio de Herodes, o Túmulo de Lázaro, o Sinédrio Judaico, o Deserto, O Templo de Jerusalém (depois Túmulo de Jesus) e Pretório de Pilatos. Na parte superior ficam o Monte Calvário e a Ascensão de Jesus.       

A parte técnica é composta por um serviço de sonorização, iluminação e 2 tablados,são frutos de uma parceria do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria Estadual da Cultura/Funesc e da Prefeitura Municipal de Cabedelo conforme entendimento com o próprio Prefeito Municipal de Cabedelo Vitor Hugo.

A direção do espetáculo, suas coordenações e o elenco não recebem cachês artísticos pelos ensaios e apresentações. É um trabalho sacerdotal pela defesa cultural e de evangelização por meio do teatro.

            Os demais itens de custo da produção do espetáculo, como os figurinos, adereços, cenários estão sendo arcados pelo próprio Grupo GTAAB, que tem mobilizado uma campanha de arrecadação de fundos junto às empresas sediadas ou que têm negócios no âmbito do município de Cabedelo e até o fechamento desta matéria o grupo conta com o apoio da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba e de alguns pequenos comerciantes de Cabedelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *