Arraiá de Cumpade: forró tradicional e culinária raiz atraem turistas

Eventos Culturais

As festas juninas figuram entre as manifestações mais tradicionais da cultura brasileira. Mas a força delas vai muito além do lúdico. Durante o mês de junho, o turismo fervilha com o movimento de gente que não quer perder o arrasta-pé. O Arraiá de Cumpade é um grande exemplo disso. Turistas de todos os cantos do Brasil vão curtir o evento que acontece no distrito de Galante, em Campina Grande, atraídos pelo forró tradicional e o melhor da culinária local. 

O Arraiá acontece há nove anos nas dependências da Fazenda Olho D’Água, que é inteiramente transformada para receber a festa. Todo o espaço ganha decoração temática, que leva os visitantes a mergulharem em uma atmosfera que remete a uma cidadezinha de interior. Por lá, eles encontram comidas típicas e artesanato; além de palcos, onde grupos se apresentam ao vivo, garantindo que o forró não pare um instante sequer.

A advogada pessoense Rafaela Borges conheceu a festa no ano passado e, sem hesitar, aponta o Arraiá de Cumpade como uma das experiências culturais mais enriquecedoras que viveu. “Lá, tive o prazer de me reconectar às raízes juninas ao escutar e dançar o bom e velho forró, em meio a toda uma atmosfera que me faz lembrar o porquê de o São João ser a melhor festa do mundo”, disse.

A administradora de empresas cearense Inara Melo também é apaixonada pelo forró. Mas ela revela que decidiu conhecer a festa empolgada pelas referências que ouvia sobre a culinária regional. “A comida típica por lá é incrível. Tudo muito saboroso e com uma variedade enorme. Acabo tendo opções que até no meu estado, mesmo sendo no Nordeste, não encontro tão facilmente. Agregar tudo isso ao forró, no clima junino, é bom demais”, destacou.

Cardápio regional

Anfitrião e um dos criadores da festa, o chef Cumpade João sabe como agradar o turista, seja soltando o vozeirão no forró ou na produção culinária. Como grande defensor da gastronomia de raiz nordestina, ele lista rapidinho o que os visitantes mais buscam degustar quando chegam à fazenda Olho D’Água. “No período de festejos juninos, as receitas com milho são sempre procuradas, como pamonha, canjica, milho assado ou cozido, e o bolo de milho”, contou.

Porém, o chef revelou que é difícil resistir às demais opções do cardápio oferecido na festa. “Os pedidos não se limitam ao que é mais simbólico no período junino. Os turistas vêm em busca do que é nosso. Eles também querem bode com macaxeira, carne de sol com manteiga de garrafa, arrumadinho e os caldos tradicionais”, acrescentou.

Viagem programada

Nos dois últimos anos, o Arraiá de Cumpade foi referenciado como uma das principais atrações do Mapa de Festejos Juninos, do Ministério do Turismo. Isso só reforça o sucesso da festa, que já entrou para o calendário de muitos visitantes. Não por acaso, a procura pelos ingressos já começa logo após o Carnaval.

“Os passaportes para o evento são sempre muito concorridos. As pessoas se antecipam para garantir os seus. Não param de chegar solicitações de grupos de turistas que se organizam em excursões para curtir o evento”, explicou Isaac Batista, um dos produtores do Arraiá.

Segundo ele, a festa tem um público nordestino forte, mas pesquisas internas mostram que há demandas do país inteiro. “Tanto que o evento é vendido por agências de viagem e pelas principais operadoras de todo o Brasil, a exemplo da CVC, Visual e Trend”, acrescentou. 

Gastronomia regional é um dos atrativos da Casa de Cumpade durante todo o ano
Turistas aproveitam o forró pé de serra até para formar quadrilha junina, durante o Arraiá de Cumpade

Serviço

Este ano, o Arraiá de Cumpade começa no dia 8 de junho. O Cumpade João, além de comandar a cozinha do restaurante Casa de Cumpade, sobe ao palco principal para fazer um show musical reunindo o melhor da cultura regional. A cada dia de festa, ele recebe convidados ilustres. No primeiro, o convocado é Santanna, O Cantador.

No sábado seguinte, 15 de junho, será a vez de Flávio José, e no domingo, 16, da banda Magníficos. O poeta Dorgival Dantas vai mandar muito xote por lá no sábado, 22, enquanto no domingo, 23, a convidada será a rainha Eliane. A dupla Sirano e Sirino encerrará o time de convidados, apresentando-se no último dia da programação, 29 de junho.

O evento tem início às 11h e se estende até as 17h. Para cada dia de festa, o passaporte custa – no primeiro lote – R$155, com serviço openbar incluso. As vendas acontecem na agência Mais Brasil Turismo, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa, 3280, sala 104. Os telefones para informações são os (83) 3224-3050 e (83) 3034-1563. Em Campina Grande, os ingressos podem ser adquiridos na Sercosi Seguros, que fica na Rua Sebastião Donato, 57, no Centro. Os contatos de lá são os (83) 3342-1015 e (83) 99893-6265.

Pela internet, os interessados também têm acesso aos detalhes do evento, através do site arraiadecumpade.com.br e pelo WhatsApp (83) 99681-2288.

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *