Sebrae-PB promoverá degustações de frutos do mar e cordeiro no Festival Brasil Sabor

Destaque Eventos

Imagine poder degustar um delicioso espetinho de cordeiro ou um risoto de ostras preparado por um chef renomado? Isso será possível a partir desta sexta-feira (03) durante o Festival Brasil Sabor, que será realizado até o próximo domingo (05) no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, das 17h às 22h. Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba (Abrasel-PB) com apoio do Sebrae Paraíba, o festival vai contar com feira gastronômica e cultural durante os três dias de realização. A entrada aos visitantes é gratuita.

Na sexta-feira (03), primeiro dia do evento, o Sebrae Paraíba vai realizar o Festival de Ostras, ação que será realizada pelo terceiro ano consecutivo. Para isso, foram destinadas cinco mil ostras provenientes do projeto de ostricultura da instituição, e que serão degustadas tanto in natura quanto em pratos especiais. “As ostras foram depuradas e trabalhadas para garantir a segurança alimentar dos consumidores. Durante o festival, teremos dois chefs de cozinha que vão trabalhar pratos diferenciados com a ostra, a exemplo de risoto, que poderão ser degustados na hora”, explicou o analista técnico do Sebrae Paraíba, Jucieux Palmeira.

O Sebrae Paraíba também vai promover durante o segundo dia do evento, no sábado (04), o Festival de Camarão, com produção do Vale do Paraíba, e da Tilápia, com a produção do Vale do Mamanguape. “Os produtores também vão expor os produtos em estandes para vender tanto aos restaurantes associados à Abrasel-PB quanto aos visitantes da feira. Eles são atendidos pelo Sebrae por meio do projeto de agronegócio e também por consultorias técnicas especializadas do Sebraetec”, explicou Pablo Queiroz, gestor do projeto no Sebrae Paraíba.

Já no domingo (05), dia do encerramento, será a vez do Festival de Cordeiro, que também vai contar com a preparação de pratos especiais pelos renomados chefs Cumpade João e Adilson Santana. “Serão enfatizados os cortes especiais do cordeiro e o público vai poder degustar espetinhos de linguiça de cordeiro e de kafta, por exemplo. Será uma oportunidade para os visitantes provarem a carne do cordeiro, que é muito saborosa e saudável, e também poderão comprar, já que a cooperativa de ovinocultura da Paraíba estará no evento expondo seus produtos”, explicou o analista técnico do Sebrae Paraíba, João de Deus Leôncio.

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Alessandra Teixeira, o Festival Brasil Sabor vai contar com a participação de 26 restaurantes renomados de João Pessoa, com pratos que custam até R$ 25. “O Sebrae está apoiando o evento por meio de um convênio com a Abrasel. Além dos festivais provenientes dos projetos de área de agronegócios da instituição, também teremos uma praça de alimentação com os restaurantes e seus chefs de cozinha”, destacou.

O festival terá ações até junho

O Festival Brasil Sabor também contará pelo segundo ano consecutivo com espaço kids, exposição de produtos orgânicos, mostra de queijos e vinhos, rodadas de negócios e apresentações culturais. Depois dos três dias de feira gastronômica e cultural, terá início o circuito gastronômico que acontecerá em restaurantes selecionados da capital paraibana até o dia 02 de junho.

“O Brasil Sabor é considerado o maior festival gastronômico do mundo, pois acontece em todo o país simultaneamente, apresentando para o público em geral a riqueza de nossa gastronomia. Os restaurantes associados trarão receitas que valorizam os ingredientes nacionais e inspirados na nossa regionalidade. Além da participação dos restaurantes, temos também a cadeia produtiva do setor de alimentação fora do lar, como agricultura familiar, economia solidária, cooperativas e associações”, afirmou Gerusa Cardoso, diretora executiva da Abrasel-PB.

Programação da Feira Gastronômica e Cultural

Dia 03/05:

  • Abertura às 17h
  • Abertura oficial às 19h
  • Festival de Ostras com as chefs Adriana Cook e Silvana Mozzini
  • Apresentação do grupo Fourjazz

Dia 04/05:

  • Abertura às 17h
  • Festival do Camarão com os chefs Maximiliano e Samir, às 19h
  • Festival da Tilápia com o chef Felipe Tavares, às 19h
  • Apresentação da banda Goock

Dia 05/05:

  • Abertura às 17h
  • Festival do Cordeiro com os chefs Cumpade João e Adilson Santana, às 19h
  • Apresentação da cantora Soraia Bandeira, que mostrará do melhor da MPB e da música paraibana, além de homenagear Jackson do Pandeiro
  • Assessoria de Imprensa Sebrae-PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.