Santa Luzia sediará Encontro de Cocos de Roda no São João Tradição

Eventos Culturais

Santa Luzia, na Paraíba, será palco do Encontro de Cocos de Roda no São João Tradição de Santa Luzia, que apresentará a diversidade dessa cultura no dia 22 de junho, das 16h às 18h, na Praça da Matriz. O evento integra a programação do São João Tradição da cidade.

“Coco de Roda é ao mesmo tempo, música e dança popular, feita no chão, no terreiro ou em qualquer lugar”, aponta Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae da Paraíba e presidente da SATURA – Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia.

O Encontro já tem confirmadas as participações dos Cocos de Roda: Novo Horizonte, de Gurugi, no Conde, litoral sul; Mestre Benedito de Cabedelo, litoral norte; Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande; e Mestre Zé Zuca, de Queimadas.

De acordo com Regina Amorim, o coco de roda é uma brincadeira secular, que representa ainda a resistência da cultura tradicional, a identidade do povo com a pisada do coco, e a música popular, que todo mundo canta. Tem sua origem nos quilombos, a partir do século XVIII, durante o ciclo da cana de açúcar, no Nordeste brasileiro.

“Brincar o coco de roda é vivenciar uma experiência maravilhosa, que faz parte da memória cultural viva, dos nordestinos. E viva o São João de Santa Luzia que traz na sua essência as características e a valorização de sua gente.”

Coco de roda Gurugi
Coco de Roda de Queimadas
Coco de Roda de Cabedelo.
Coco de Roda Novo Horizonte Gurugi. Conde PB

Fábio Cardoso, com assessoria de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *