Gol cancela voo por questões climáticas, mas vídeo mostra que havia condições de pouso, em Campina Grande

Aviação Destaque

Cerca de 140 passageiros não conseguiram embarcar de Campina Grande para Guarulhos (SP) na madrugada desta segunda-feira (20) no Aeroporto João Suassuna na cidade paraibana. Por falta de condições climáticas, o piloto do avião da Gol Linhas Aéreas foi obrigado a pousar no Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa. Às 4h fez nova tentativa, sem sucesso. Então o piloto decidiu retornar para São Paulo.

Com o cancelamento do voo, a Gol começou a deslocar os passageiros para os aeroportos de João Pessoa e Recife, de onde seguiram viagem até os seus destinos.

Porém, a reportagem recebeu uma denúncia informando que havia condições de pouso naquele momento. Conforme depoimento de um funcionário do aeroporto, que preferiu não se identificar, antes do avião da Gol se aproximar do aeroporto, as condições meteorológicas estavam adversas, com nevoeiro. “Mas as condições foram melhorando e já era possível realizar o procedimento com auxílio de instrumentos (não precisão). Quando a aeronave já estava a 9 milhas (15 quilômetros) da pista, todos em solo que acompanhavam o voo pelo FlightRadar24 já o avistavam” – como mostra o vídeo abaixo.

Porém, contiuou o funcionário, o piloto, antes da posição chamada altura de decisão (DA), resolveu arremeter e alternar para outro aeroporto. “Eram 140 passageiros para embarcar, fora os que iriam desembarcar. Prejuízo também para as estatísticas do aeroporto, estamos acumulando valores negativos comparados ao do ano passado, -20% devido a retirada do Gol da tarde que fazia Rio de Janeiro.”

Casos de cancelamentos de voos não são raros. No Sul do pais, no período de inverno, o índice de aeroportos fechados por má condição do tempo aumenta, principalmente nos aeroportos de São Paulo, Porto Alegre e Curitiba. No Aeroporto de Guarulhos, é usado um dos equipamentos mais modernos e de precisão, o ILS categoria 3, e, mesmo assim, existe a ocorrência de cancelamento de voos.

https://youtu.be/9qSAokapx1k

Fábio Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *