Paraíba discute Plano Plurianual do Turismo para os próximos dois anos

Destaque Paraíba

O Conselho Estadual de Turismo da Paraíba se reuniu, nesta terça-feira (210, em João Pessoa, para discutir as prioridades para 2019 e apresenta de propostas para construção do PPA (Plano Plurianual do Turismo) e ações para o desenvolvimento da atividade turística na Paraíba.

Entre os pontos destacados estão o São João de Campina Grande – beneficiado com a construção de um Salão do Artesanato -; Polo Turístico do Cabo Branco; concessão de crédito para os barraqueiros do Parque do Povo e o Programa Primeira Chance, para colocar estudantes no mercado de trabalho do Turismo.

Durante a apresentação, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano, revelou detalhes sobre as tratativas que o Governo do Estado está fazendo com as companhias aéreas Gol, Latam Brasil e Azul, no sentido de ampliar a oferta de voos para João Pessoa e Campina Grande. O Governo apresentou aos executivos das companhias o projeto AerooTur-PB, que concede redução da alíquota do ICMS sobre o combustível de aviação de uma forma escalonada, de acordo com o número de voos a ser operado nos aeroportos.A reunião foi aberta por Gustavo Feliciano, que também é presidente do Conselho Estadual de Turismo da Paraíba. Ele fez um balanço das atividades que o Governo vem promovendo. “Nós debatemos o planejamento estratégico para o Turismo para os próximos dois anos, as dificuldades que o trade enfrenta e as soluções que o poder público pode sugerir. Também mostramos várias ações desenvolvidas pelo Governo, a exemplo do lançamento do edital do Polo do Cabo Branco, que é um anseio do empresariado, há mais de 30 anos, que o governador João Azevedo estará fazendo nos próximos dias e que vai mudar completamente a realidade do Turismo na Paraíba”.

Gustavo também destacou as realizações no São João de Campina Grande, “com a construção Salão do Artesanato, com um investimento de mais de meio milhão de reais, concessão do Crédito Empreender, aos barraqueiros do Parque do Povo, através de mais de 150 contratos somando mais de R$ 1,5 milhão, para ajudar aqueles que estão na labuta todos os dias, no Parque do Povo”.

Gerador de empregos

O Secretário destacou, ainda, “a implantação do Programa Primeira Chance, que era promessa de Governo e o governador João Azevedo publicou o primeiro edital parta o turismo e hotelaria, dando oportunidade para os estudantes da rede pública estagiar nas entidades privadas bancadas pelo Governo, para que eles possam se inserir no mercado de trabalho”.

Marconi Medeiros, presidente da Fecomércio Paraíba e membro do Conselho, avaliou que a reunião “foi de uma importância muito grande, principalmente porque o Turismo é um grande gerador de empregos, de renda e de impostos, que o serviço público precisa para diminuir as desigualdades sociais. E quando nós vemos um Governo se preocupando com o Turismo, nós ficamos felizes porque está querendo mudar pra melhor. Então, fizemos sugestões para o PPA e esperamos que o Turismo da Paraíba fique cada vez mais forte, não somente em João Pessoa, mas em todas as cidades do Estado da Paraíba”.  

Ruth Avelino, presidente da Empresa Paraibana de Turismo, avaliou que a reunião “é importante porque junta todos os segmentos ligados ao Turismo da Paraíba, para discutir, saber o que está acontecendo, apontar os erros e buscar todos os juntos o acerto, porque hoje em dia não adianta cobrar somente de governo e prefeitura. Cada um tem que fazer sua parte, as entidades estão conscientes disso. Então, foi muito boa a discussão, vamos nos unir, pois somente com a união todos avançam. No Turismo principalmente”.  

Edson Verber e Fábio Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *