Paraíba é destaque entre os maiores produtos da cachaça do Brasil

Destaque Paraíba

A Paraíba é o sexto estado com maior número de produtores de cachaça registrados no Brasil. De acordo com o estudo “A Cachaça no Brasil – Dados de Registro de Cachaça e Aguardentes”, lançado ontem pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Estado conta com 34 estabelecimentos produtores de cachaça. Areia, no Brejo paraibano, foi destaque no material, aparecendo entre as dez localidades importantes para o cenário nacional na produção de cachaça.

Conforme levantamento realizado até dezembro do ano passado, Areia tem sete estabelecimentos produtores de cachaça registrados no Mapa. Este número o coloca em quarto lugar no ranking de produtores, empatado com Paraty (RJ). A liderança ficou com Belo Horizonte, com 19 estabelecimentos.

Areia também se destacou no tópico Densidade Cachaceira (3.283), isto é, o número de produtor para cada mil habitantes. Somente seis municípios apareceram nas duas listas: Areia, Paraty, São Roque do Canaã (ES), Salinas (MG), Bonfim (MG) e Mar de Espanha (MG).

A Paraíba conta com 145 cachaças registradas no Mapa. Este número coloca o Estado em sexto lugar no ranking de registros por Unidade da Federação. Minas Gerais apareceu em primeiro, com mais de 1.400. Areia (36) e Campina Grande (33) concentram quase 70% dos registros de cachaça na Paraíba.

Cenário Nacional

No Brasil, são 951 produtores de cachaça e 611 de aguardente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A Região Sudeste conta com 671 estabelecimentos, representando mais de 70% da produção nacional. Em seguida aparece o Nordeste, com 138 ou 14,5%. A Região Sul registrou 99 estabelecimentos (10,4%), o Centro-Oeste 33 (3,5%) e, por fim, o Norte 10 (1,05%).

Ellyka Gomes (Jornal Correio da Paraíba)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *