Paraibano vai integrar a delegação brasileira na Copa Pacífico de Natação no Peru

Esportes Paraíba

Depois de trazer três medalhas para a Paraíba no Campeonato Brasileiro de Inverno Troféu Ruben Dinard de Araújo, em Belo Horizonte, sendo uma de ouro nos 100m Costas, uma de prata nos 200 Medley e o bronze nos 200 Costas, o aluno do 9º Ano do GEO Tambaú, Daniel Azevedo Macena Gomes, é a mais nova revelação da natação paraibana, agora vai representar o Brasil na sua primeira competição internacional. Entre os dias 10 e 16 de junho, Daniel estará na cidade de Lima, no Peru, onde vai participar da XXXIX Copa Pacífico de Natação 2019. Com uma rotina de treinos intensa, a expectativa do atleta é muito boa, embora a competição conte com delegações de nove países do cone sul.

Daniel está entre os quatro atletas paraibanos da categoria masculina que foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para compor a seleção brasileira na disputa no Peru. Ao todo, são 29 jovens (sendo 16 masculino e 13 feminino) do Norte/Nordeste que formam a delegação brasileira para a competição em sua edição 2019. Daniel, que tem apenas 14 anos de idade, é atleta da equipe do Esporte Clube Cabo Branco – ECCB/Acqua R1 e já vem se destacando em competições na categoria Infantil em nível nacional.

No intervalo de um ano, Daniel participou de três competições nacionais. Na última, realizada entre os dias 22 e 25 de maio, ele participou de seu terceiro “brasileirão”, o Campeonato Brasileiro disputado em  Belo Horizonte, lhe rendeu as três medalhas. Seu primeiro Brasileiro foi em maio de 2018, em Santos/SP realizado no Clube Internacional de Regatas, quando ele participou de duas finais, nos 100m – Costas e 200m – Costas, obtendo a sétima e sexta colocação, respectivamente.

No mesmo ano, em novembro, o atleta representou o GEO nos Jogos Escolares da Juventude em Natal/RN e ganhou sua primeira medalha em nível nacional. Ele ficou em segundo lugar, concorrendo com atletas de 12 a 14 anos, nos 50m Costas. No mesmo mês, veio o segundo Brasileiro, realizado em Vitória /ES, no Clube de Regatas Álvares Cabral, conhecido como Troféu Maurício Bekenn. Lá, ele ganhou medalha de prata nos 100m Costas e bronze nos 200m Medley, além de ter ido para a final nos 200m Costas e ter ficado em oitavo lugar.

Para a Copa Pacífico 2019 estão confirmadas as presenças de oito países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A delegação Argentina também foi convocada para a com petição, mas, até essa quarta-feira (05), não tinha feito as inscrições. A Seleção Brasileira será mais uma vez representada por uma representação do Norte-Nordeste. Para Danielle Macena, mãe de Daniel, a dedicação do filho, que todos os dias treina, de segunda a sábado, e os resultados que o atleta vem conseguindo mostram um caminho de conquistas pela frente.

“Estamos muito felizes com a convocação. Será uma competição árdua, são delegações de nove países, mas Daniel está se dedicando para isso”, contou a mãe, frisando que dentre os dias da semana ainda tem dois dias em que o treino é ainda mais “puxado”. “Nas terças e quintas, ele treina dobrado. Vai o treino às 5h e só sai às 6h30. Levamos o café da manhã dele e, de lá, ele já vai para o GEO. No final da tarde tem mais treino até aproximadamente as 21h, explicou a mãe, orgulhosa da disciplina do filho em busca de seu sonho.

Segundo Danielle, Daniel viaja para Lima no dia 09 de junho e chega na cidade na manhã do dia 10, e na tarde do dia 11, já tem atividade. “Terá uma tomada de tempo , para ver quais atletas participarão de uma das competições de equipe que é o revezamento”, explicou Danielle que acompanhará o filho nesta viagem.

News Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *