IV Festival do Milho e Arraiá da Economia Criativa tem início na Cecaf

Cotidiano

Teve início na manhã desta quinta-feira (20), o IV Festival do Milho da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) e o Arraiá da Economia Criativa, promovidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O evento que reúne toda a cadeia produtiva do artesanato, cultura popular, música, gastronomia e literatura, além de oficinas, capacitações e shows gastronômicos e apresentações, acontece até este domingo (23), junto ao festival que chega ao 4º ano reunindo agricultores familiares de 24 municípios paraibanos para comercializar a produção do milho nos dias que antecedem o São João.

“O Festival do Milho marca o período de fartura e da produção dos pequenos agricultores paraibanos que encontram aqui no Cecaf o espaço ideal de comercialização. A cada ano, eles superam as vendas dos anos anteriores e este ano, com um impulso a mais, que é a realização do Arraiá da Economia Criativa, que estamos realizando pela primeira vez como parte não só da programação junina, mas também de um calendário de ações da cidade reconhecida e integrante da Rede Mundial de Cidades Criativa da Unesco”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
 
No ano passado, foram comercializadas 2 mil mãos de milho e com a preparação dos agricultores com antecedência nos últimos meses, a demanda dos consumidores, maior a cada ano, deverá ser atendida até este domingo, último dia do Festival. De acordo com a coordenadora do Cecaf, Rogeany Ferreira Gonçalves, nestes dias de festival a comercialização deve chegar às 6 mil mãos.
 
O evento é uma realização da PMJP por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), pasta responsável pela administração da Cecaf, e pelo programa João Pessoa Cidade Criativa, em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Secretaria de Comunicação (Secom), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Sesc-PB.
 
A coordenadora do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco, Marianne Góes, destacou a união de forças e o fomento à produção das mais diversas artes na Capital. “Estamos fazendo um grande evento que, até o São João, estará mostrando para as pessoas toda a variedade artística da cidade e das fortes tradições que temos relacionadas ao período junino. João Pessoa é uma cidade criativa e nós estamos aqui dando todo o suporte e condições como capacitações, oficinas e estrutura para que nossos artesãos, cozinheiros, músicos, poetas, possam apresentar seus trabalhos”, afirmou.

Cultura e Gastronomia – As oficinas criativas são gratuitas e abrangem temáticas importantes como cultivo de hortas urbanas, artesanato, decoração junina (sustentável) e produção de embalagens (sustentáveis). O evento também vai reunir uma série de atrações culturais como apresentações de quadrilhas juninas, trios pé de serra, além de shows gastronômicos com chefs renomados como Lubyanka Baltar, Fabio Cunha e Luiz Cláudio. As mulheres cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Social e na Sedurb, que comercializam na Cecaf, receberam uma capacitação de gastronomia, ministrada por estudantes do curso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para comercializar comidas típicas durante o evento.

Programação – Confira a programação completa do evento no link: https://midi.as/ktL2.
 
A Cecaf – A Central é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e está em funcionamento desde julho de 2015. Atualmente comporta 130 agricultores familiares de 24 municípios paraibanos. São trabalhadores rurais de João Pessoa, Mamanguape, Jacaraú, Fagundes, Puxinanã, Lucena, Pitimbu, Pedras de Fogo, Areia, Bananeiras, Baía da Traição, Itapororoca, Natuba, Remígio, Lagoa Seca, Pilar, Cruz do Espírito Santo, Mari, Monteiro, Conde, Alhandra, Caaporã, Rio Tinto, Itabaiana, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e São Miguel de Taipu.

Localização – A Central de Comercialização da Agricultura Familiar está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1112, no bairro José Américo. Funciona às quintas-feiras e aos sábados, das 5h às 13h.

Secom João Pessoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *