Turismo familiar: Santa Luzia receberá Encontro da Família Medeiros

Cotidiano Regina Amorim

Medeiros é sobrenome português, porém não tem uma origem comprovada. Segundo os relatos, ele provém de um local chamado Medeiros. Sendo assim, as pessoas que residiram nesse local foram apelidadas “de Medeiros” como uma forma de serem reconhecidas dentro e fora do povoado. Com o passar do tempo, Medeiros foi reconhecido como sobrenome e passado aos descendentes do povoado.

No Brasil, os Medeiros descendem de bandeirantes e sertanistas que partiram de São Paulo, entraram em Minas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Esse sobrenome é encontrado a partir do século XVIII. O primeiro membro da família Medeiros foi o capitão Antônio Ferreira de Medeiros, que residia em Passos, cidade de Minas Gerais.

Os Medeiros de Santa Luzia, são descendentes de Sebastião de Medeiros, irmão de Rodrigo de Medeiros Rocha, que nasceu aos 21 de janeiro de 1709. Emigrou para o Brasil, com seu irmão Sebastião no começo do século XVIII, e se fixou nas margens do rio Quipauá, no atual município paraibano de Santa Luzia. Ambos casaram com duas de sete irmãs da Cacimba da Velha.

O Encontro da Família Medeiros, em Santa Luzia, é um turismo familiar, que acontece a cada dois anos, desde 1998, reunindo cerca de 600 descendentes do casal Joaquim Estanislau de Medeiros (Pai Quinca) e Antônia maria de Jesus (Mãe Toinha), com o objetivo de unir gerações e valorizar os laços familiares, tão importante, nos dias atuais.  Pai Quinca, já representa a terceira geração dos descendentes de Sebastião de Medeiros, seu bisavô.

Outros Medeiros, que não são descendentes do Pai Quinca e Mãe Toinha, podem participar também. Para isso basta entrar em contato com a organização do evento. (83) 99971.4176.

Através da cooperação dos familiares, o evento acontecerá de 19 a 21 de julho de 2019, em Santa Luzia, Paraíba.

Programação do Encontro dos Medeiros:
Dia 19 de Julho (sexta-feira)
19h às 22h: Recepção e homenagens na Praça da Matriz, a partir das 19h, com Seresta de Urano e Seu Teclado.
Cada homenageado poderá dispor de um espaço de 10 minutos para uma pessoa de sua descendência falar sobre a vida do homenageado.

Dia 20 de Julho (sábado)
7h30: Missa na Igreja Matriz, em oração por nossos familiares falecidos, sobretudo por aqueles que nos deixaram nos últimos cinco anos.
Após a missa, haverá a foto oficial no adro da igreja.
10h: Churrasco na Fazenda Maracajá, com passeios a cavalo, passeios de charrete, trilhas para caminhadas.
13h: Almoço ao som de muito forró e músicas dos anos 60. Haverá recreadores infantis e brinquedos.
Dia 21 de Julho (domingo).

6h30: Alvorada com a filarmônica Duarte Machado e Café na Praça da Matriz.

Regina Medeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *