Cultura do cangaço brilha na programação da Domingueira Sertaneja

Eventos Culturais

Com o projeto Tengo Lengo Tengo em cartaz no Museu Cais do Sertão, todo domingo é dia de Domingueira Sertaneja, sempre a partir das 15h. A ideia do programa é explorar toda a riqueza cultural do Sertão pernambucano, trazendo atrações musicais e culturais que representem bem as raízes da região. Neste domingo (16) a programação começa com o forró de Rafael do Acordeon ao lado do seu trio musical.

Logo em seguida acontece uma apresentação de xaxado com o tradicional grupo Cabras de Lampião, que vem diretamente de Serra Talhada para a Domingueira Sertaneja com um repertório baseado no cangaço. Com figurino de época, mostram, de forma poética, a saga de Lampião. O grupo musical e de dança é um dos maiores divulgadores do xaxado no Brasil, mantendo a originalidade da dança criada pelos bandoleiros do Sertão ao reproduzir no palco a forma como os cangaceiros se divertiam nas caatingas, nos intervalos dos combates.

A ideia do espetáculo apresentado pelo grupo é conduzir o público em um mergulho no mundo mágico e místico do Sertão e ainda contribuir, de acordo com o grupo, com uma nova imagem do Rei do Cangaço.

Tengo Lengo Tengo

O projeto Tengo Lengo Tengo homenageia os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga e do Padre João Câncio, os criadores da Missa do Vaqueiro de Serrita, que acontece há 49 anos, sendo uma das mais importantes dos sertões. O projeto engloba uma exposição, lançamento de uma biografia sobre o pároco, a celebração da Missa do Vaqueiro na capital pernambucana e uma série de oficinas, mesas redondas, leituras e apresentações culturais que serão realizadas até o dia 27 de agosto. 

A iniciativa é da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). A Janela Gestão de Projetos, de Dida Maia e Fernanda Ferrario, é responsável pela realização do projeto.

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *