Rota Cultural Raízes do Brejo começa em setembro e reunirá nove cidades paraibanas

Destaque Paraíba

Turismo rural, gastronomia e atrações culturais. Esse é o tempero que dá sabor à Rota Cultural Raízes do Brejo, projeto que está na sua terceira edição e foi lançado na tarde desta quarta-feira (24) no Engenho Balancinho, em Alagoinha.

Realizado numa parceria entre Sebrae Paraíba, Fórum de Turismo do Brejo e PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), a rota integra nove cidades da região e a programação completa pode ser visualizada na página https://www.brejoparaibano.com.br/, no link ‘Raízes do Brejo’.

A rota será oficialmente aberta na cidade de Belém, no dia 20 de setembro, que vai abordar o tema “Terra de Arte, Fé e Cultura”. A programação na cidade segue até o dia 22 e terá oficinas de artesanato e visitas a locais de experiências exitosas, a exemplo do primeiro restaurante rural do município. “São nove municípios irmãos que têm em comum não apenas a parte geográfica, mas também a cultura e a história. Vamos focar na gastronomia, arte, cultura e lazer, com apresentações culturais e visitas ao engenho da cachaça D’dil, entre outros locais”, afirmou a prefeita de Belém, Renata Barbosa.

A prefeita do município de Alagoinha, Maria Rodrigues, explicou que a temática a ser trabalhada na cidade será “Engenho e suas belezas”. “A nossa programação vai contar com passeio de jipes, pedal até uma cachoeira, onde faremos um forró, além de visitas aos engenhos da região. Um dos pontos altos será a apresentação do Bloco Pereira, que sairá pelas ruas da cidade na meia-noite do sábado, como um grande carnaval fora de época. Alagoinha estava adormecida na cultura até integrar a Rota Raízes do Brejo. Agora, a população quer mostrar cada vez mais o artesanato e a cultura da cidade”, destacou.

O evento, conforme o presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Sergerson Silvestre, surgiu diante da necessidade de mais municípios da região integrarem seu destino turístico. “A terceira edição da rota mostra o potencial dos municípios para trabalharem em conjunto. Os prefeitos realmente acreditaram no evento e deram as mãos. São iniciativas assim que desenvolvem a região e o turismo”, afirmou.

A gerente da agência do Sebrae em Guarabira, Jacy Viana, explicou que a programação do evento, que acontecerá a cada fim de semana em uma cidade, inicia na sexta e se encerra aos domingos. “É um evento que valoriza a cultura da região, assim como a gastronomia e o artesanato. Ele foi concebido neste sentido de valorizar o que temos na região. Assim, o Sebrae entra com o foco de divulgação da página do ‘Destino Brejo’ dentro do Projeto Destinos Turísticos Inteligentes. Com isso, os empreendedores saem ganhando, com projetos como o Raízes do Brejo e Caminhos do Frio, que fazem o turista visitar nossa região, se hospedarem e comerem aqui. Além disso, no decorrer do ano, realizamos, em parceria com as prefeituras, capacitações para que os empreendedores atendam cada vez melhor aos turistas e eles possam voltar nos anos seguintes”, frisou. 

Datas do evento nos municípios:
Belém – 20 a 22 de setembro
Alagoinha – 27 a 29 de setembro
Duas Estradas – 11 a 13 de outubro
Lagoa de Dentro – 18 a 20 de outubro
Serra da Raiz – 25 a 27 de outubro
Borborema – 8 a 10 de novembro
Dona Inês – 15 a 17 de novembro
Pirpirituba – 22 a 24 de novembro
Pilõezinhos – 29 a 01 de dezembro

Assessoria de Imprensa Sebrae

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.