Campina Grande sediará Seminário sobre Museus e as Novas Economias

Destaque Paraíba

Campina Grande vai sediar no dia 9 de agosto, o Seminário sobre Museus e as Novas Economias. O evento será realizado no auditório do Sebrae. Na abertura, haverá uma palestra abordando o tema ‘Museus da Paraíba, desafios e perspectivas’, com Raglan Gondim, presidente do IPhan-PB e Valter Junior, representante do Memorial Augusto dos Anjos.

O objetivo do evento, segundo Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae-PB, é promover a inovação, a transformação dos museus, possibilitando a capacitação de profissionais, a formação de redes e o desenvolvimento de novas estratégias na área digital. O público espero é formado por gestores públicos ligados a cultura dos museus, atores dos negócios criativos e colaborativos, associações de turismo e cultural dos municípios, profissionais de marketing digital, vereadores, prefeitos.

Durante o seminário, será feito um balanço sobre a preservação dos museus e da educação em museus, na Paraíba, além dos debates focando o cenário atual diante das novas economias e traçar perspectivas para o setor. A programação contará com palestras e mesas redondas de representantes de museus e especialistas em economia criativa, colaborativa, compartilhada e de valores, convidados para debater o tema, com participação direta do público.

“O Seminário sobre Museus e as Novas Economias, irá promover uma grande oportunidade para aprofundar conceitos, conhecer ferramentas, cases e ampliar o entendimento sobre o tema. Os museus são as entidades mais ecléticas que existem. Sem os museus não teríamos espaços de referências e inspirações para as artes, e nem as vivências, que produzimos e exibimos com a marca da nossa originalidade e criatividade”, apontou Regina Amorim.

Programação
DIA 09 de agosto
9h às 10h:

Palestra: Museus da Paraíba: Desafios e Perspectivas
Palestrantes: Raglan Gondim Presidente do IPHAN/PB
Valter Junior – Representante do Memorial Augusto dos Anjos
10h às 10h50
Palestra: Museus: Narrativas para o Futuro.
Palestrante: Representante Oi Futuro (Roberto Guimarães ou Bruna Cruz)
11h10 às 13h
Mesa redonda: Como inovar museus em tempos atuais, priorizando a criatividade, sustentabilidade econômica e as novas estratégias na área digital.
Palestrantes:
Nicole Costa: Museóloga do Paço do Frevo – Recife – PE
Nara Galvão – Instituto Ricardo Brennand – Recife – PE
Fabiana Sales – Técnica em Assuntos Educacionais do Museu da Abolição – Recife (PE).
Turismóloga
Inscrições – No Sebrae
R$ 40
R$ 20 (se apresentar CNPJ)

Redação