Maior São João do Mundo tem aprovação de quase 100% dos visitantes

Destaque Paraíba

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, afirmou que o Maior São João do Mundo deste ano teve a melhor edição da história do evento. A afirmação aconteceu nesta quarta-feira (31) durante a apresentação da pesquisa de satisfação da festa realizada pelo grupo 6Sigma a pedido do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Campina Grande – SindCampina.

A pesquisa apontou que 98,6% das pessoas ouvidas aprovaram o evento num contexto geral, observando desde a hospitalidade das pessoas, os serviços prestados, sinalização da cidade e atrações, entre outros pontos. A pesquisa foi realizada entre junho e julho.

De acordo com o prefeito, o evento em 2019 foi pleno de sucesso e que a prefeitura já está em processo de estudos para que, no próximo ano, alcançar níveis ainda mais elevados quanto ao fluxo turístico, geração de empregos e outros aspectos positivos. Ele agradeceu a todos os segmentos que possibilitaram o êxito do evento, a exemplo do empresariado, órgãos de segurança pública, secretarias municipais, imprensa e demais parceiros da festa.

Dados da pesquisa
Hospitalidade dos campinenses 97,3%
A cidade de forma geral 96,7%
Parque do Povo 95%
Atendimento na rede hoteleira 94,7%
Segurança no Parque do Povo 94%
Atendimento em locais frequentados 93,4
Limpeza do Parque do Povo 91,4
Acesso ao evento 89,6%
Segurança na cidade, de forma geral 82%

Fonte: 6Sigma

Além de turistas de países como Estados Unidos, Filipinas e Portugal, a cidade recebeu visitantes de todas as regiões do país. A região Nordeste foi responsável pelo envio de 73,9% dos turistas (sobretudo do Estado de Pernambuco, com 16,4%), seguida da Sudeste (17% e Norte (4,2%).

Durante a divulgação do resultado da pesquisa, que aconteceu no Sítio São João, o presidente da Federação do Comércio da Paraíba, Marconi Medeiros, entregou ao prefeito um exemplar da revista da instituição, que tem como destaque o Maior São João do Mundo. A revista tem circulação em todas as unidades da federação no Brasil. Segundo Marconi, a revista revela a grandiosidade da festa e, acima de tudo, o forte potencial turístico da cidade.

A presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, destacou a parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômica e de Turismo de Campina Grande na formatação de ações de divulgação do Maior São João do Mundo em agências e operadoras de turismo e na realização da fampress, quando vários jornalistas especializados em Turismo visitaram a cidade e produziram vasto material em revistas, jornais, portais e Tvs.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, também enalteceu essa parceria e afirmou que as ações próprias da prefeitura, como a divulgação da festa nos principais aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro, além do equipamento do Recife, entre outras ações, deverão incrementar ainda mais o fluxo de turistas na cidade durante o evento do próximo ano.

Fábio Cardoso com Codecom-CG