MP-PB investiga se prefeitura de Patos pagou indevidamente multa por cancelar festejos juninos

Destaque Paraíba

O Ministério Público da Paraíba-MPPB, por meio da Promotoria de Justiça de Patos, quer saber se a Prefeitura de Patos pagou, de forma indevida, as multas contratuais e outras despesas em decorrência do cancelamento dos festejos juninos desse ano. Além do possível dano aos cofres públicos, o cancelamento do evento trouxe uma série de prejuízos aos empresários do setor de comércio e hotelaria.

O Ministério Público instaurou um inquérito civil publico, visando apurar a existência de possíveis danos ao patrimônio público do município. A portaria está datada da última segunda-feira (29), e assinada eletronicamente pela 4ª promotora de justiça, Lívia Vilanova Cabral.

Em seu despacho, a promotora recomendou a realização de consultas ao SAGRES, com o objetivo de investigar o pagamento de despesas afins, ou a existência de outros tipos de gastos relacionadas ao cancelamento da festa, que possam configurar ato de improbidade administrativa por parte da gestão municipal.

De acordo com algumas fontes ouvidas pelo Turismo em Foco, os empresários do comércio também relatam prejuízos incalculáveis com o cancelamento do São João. Em especial, a inauguração do Patos Shopping foi antecipada para atender à demanda de turistas que se esperava estar na cidade durante os dias do evento. Originalmente, a inauguração deveria acontecer apenas em meados de novembro ou dezembro, para aproveitar as vendas de final de ano.

Nos dias em que os festejos deveriam ser realizados, ao contrário das multidões do ano passado, tanto o comércio com os hotéis tiveram fluxo mínimo de turistas.

Fábio Cardoso, com assessoria de imprensa