Sereias da Penha completa 5 anos e mostra força do artesanato de João Pessoa

Destaque Paraíba

Mãos que produzem verdadeiras obras de arte que, ao longo dos anos, foram revelando a força do artesanato pessoense nos cenários nacional e mundial. É isso que é visto no projeto ‘Sereias da Penha’, que completou cinco anos no dia 31 de julho e vem mudando a história de vida das mulheres da Capital. O projeto da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do programa João Pessoa Artesã (JPA), é pioneiro e permitiu a inclusão social com a apropriação da cultura local na comunidade da Praia da Penha.

O que começou de forma pequena se tornou um grande projeto. Ao longo dos anos, a iniciativa já lançou seis coleções, que marcaram a moda com um novo estilo, reaproveitando, por exemplo, a escama do peixe. ‘Fúria da Sereia’ é uma delas, que também contou com as coleções ‘Sereias Sertaneja’, ‘Sula Sereias’, ‘Sereias Casa’, entre outras. E elas não param por aí, as artesãs do projeto já estão preparando uma nova coleção, que mistura algodão, escama de peixe e crochê, criando uma verdadeira obra de arte, que promete encantar as mulheres.

A coordenadora do ‘Sereias da Penha’, que atua desde 2014, Joseane Isidro, destacou o crescimento do projeto durante os cinco anos de atuação.

“Eu lembro que cheguei aqui sem muita pretensão, tentando arrumar um destino para minha vida e foi neste local que conquistei alguns sonhos. Quando a gente vê hoje o projeto, que já teve tantas conquistas, só nos dá alegria. E uma dessas conquistas foi a nossa loja, que completou três anos que temos aqui na Praia da Penha”, disse Joseane.

O crescimento da iniciativa não está apenas nas peças desenvolvidas a partir das escamas dos peixes e do crochê, mas também é visto nos eventos que o projeto realiza e já participou. Um deles é o ‘Sereia Black’, que realiza palestras, oficinas e apresentações culturais e que para este ano traz muitas novidades, como a comemoração dos cinco anos do projeto e uma nova coleção, além das novas redes sociais.

“Para esta edição do ‘Sereia Black’, vamos trabalhar bastante e fazer um evento lindo e cheio de novidades, afinal, são cinco anos de projeto, que vem sendo desenvolvido com muito amor e carinho, tanto pelas artesãs, como pela gestão da Prefeitura Municipal. Então, o público pode esperar que, em setembro, terão muitas novidades para todos”, antecipou a coordenadora Joseane.

Foi por meio do projeto que João Pessoa integrou a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco (UCCN). O título veio como um reconhecimento ao incentivo e investimento que a PMJP dá à arte popular e à economia criativa, tornando a cidade à única do Nordeste a integrar a lista da UCCN, além de ter sido a única cidade brasileira a integrá-la em virtude do estímulo à economia criativa através do artesanato. Já outro grande marco foi à participação das peças no desfile do São Paulo Fashion Week, que abriu as portas para a divulgação nos cenários nacional e mundial.

Para a artesã Wilhandra Ferreira, ter seu artesanato sendo destaque no São Paulo Fashion Week foi motivo de muito orgulho. “Sabe quando você olha e fica feliz com o resultado, foi quando a gente viu o nosso trabalho sendo divulgado para todo o Brasil e fora também. Eu, antes do projeto, não sabia trabalhar com artesanato, aí logo você ver sua arte em um desfile nacional, isso é para morrer de felicidade”, disse a artesã.

Já para a artesã Patrícia Maria, que atua no projeto desde a fundação, essa foi uma oportunidade não só de ter uma renda, mas de sonhar com uma vida melhor. “Foi aqui que voltei a sonhar, aprendendo a fazer pulseira, brinco, crochê e colares. Eu vejo como um sonho para ter uma qualidade de vida melhor, ter uma profissão e ocupar meu tempo, além de não parar com os serviços de dona de casa, mas hoje além de dona de casa sou artesã”, enfatizou com o sorriso no rosto.

Loja das Sereias da Penha

Emponderadas e donas do próprio negócio, clientes de todo o país passaram a procurar o trabalho delas cada vez mais. Segundo a coordenadora, o local recebe cerca de 250 pessoas em alta temporada e em dias normais cerca de 50 pessoas. “Esse é um número que só cresce, pois a gente ver a procura maior do pessoal e, por isso, estaremos vendendo, em breve, os nossos produtos também pelas redes sociais”, divulgou Joseane. O local funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. E aos sábados, das 9h às 12h.

Parceria

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do programa João Pessoa Artesã (JPA), que tem a primeira-dama Maísa Cartaxo à frente, em parceria com Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Secom João Pessoa – Fotos: Kleide Teixeira