Campina Grande pode ter reedição da Micarande e rota turística sobre trilhos

Destaque Paraíba

A cidade de Campina Grande poderá ter uma reedição da Micarande – Carnaval fora de época – e um roteiro turístico por trilhos  até o distrito de Galante durante todo o ano e não apenas no período junino. Essas duas novidades foram confirmadas pela secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Rosália Lucas, que afirmou que os dois projetos podem ser viabilizados, mas que a prefeitura só entraria como parceira para oferecer apenas infraestrutura e serviços.

Sobre a Micarande, Rosália Lucas disse que teve conhecimento de que um grupo de empresários da cidade estaria estudando a possibilidade de seu retorno. É importante salientar que a primeira micareta fora de época e fora da Bahia (a primeiro ocorreu em Feira da Santana) foi realizada em Campina Grande. Porém, ela pontuou que a prefeitura não poderia participar do evento com recursos financeiros. Segundo ela, a Micarande seria um evento privado, mas que contaria com total apoio institucional da prefeitura.

Já em relação ao roteiro turístico sobre os trilhos, Rosália Lucas afirmou que a prefeitura tem negociado com o Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, para viabilizar a gestão da linha férrea que corta a cidade. A secretária admitiu que a manutenção que vem sendo feita pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) nos últimos anos não está mais eficiente e que o material em algumas áreas precisa, inclusive, ser trocado, e que esse serviço é de responsabilidade da CBTU.

Caso o roteiro pelos trilhos seja criado, a ideia seria transformar a rota entre Campina Grande e Galante em um passeio durante todo o ano, e não apenas no período de São João. Nesse caso, seriam criados diversos projetos culturais, com apresentação de artistas, de grupos folclóricos, quadrilhas juninas, que movimentaria a cena turística cultural da cidade.

Rosália Lucas comemorou os números da pesquisa de satisfação do público que esteve no Parque do Povo durante o período junino deste ano. Nos dias 7 de junho a 7 de julho, Campina Grande recebeu mais de 1,8 milhão de pessoas, que cruzaram as catracas de acesso ao Parque do Povo. Aconteceram mais de 3 milhões de visitas aos equipamentos turísticos, com um faturamento 30% maior – de bares, hotéis e restaurantes – do que registrado no ano passado, sendo injetados R$ 300 milhões na economia da cidade.

Houve um percentual de 98% de satisfação entre as pessoas entrevistadas na pesquisa e, segundo a secretária, a prefeitura já começou a trabalhar para a próxima edição desde que o evento deste ano terminou. Segundo ela, se todos os segmentos continuarem com o mesmo objetivo e envolvimento ocorridos neste ano, o sucesso do evento estará garantido. “Se chegamos a 98% (de aprovação), por que não buscarmos chegar aos 100%”, desafiou Rosália Lucas.

Fábio Cardoso